Clima Madeira


As condições meteorológicas predominantes na região do Arquipélago da Madeira, que se encontra na parte oriental do Atlântico Norte e a sul de 45ºN, são principalmente determinadas pelo anticiclone subtropical dos Açores.


Temperatura do ar
Os valores médios anuais da temperatura do ar na ilha da Madeira são maiores na Costa Sul do que na Costa Norte e diminuem para o interior da ilha de acordo com a altitude. Assim, a temperatura média anual é de 19,4 ºC no Lugar de Baixo (15 m), 18,8 ºC no Funchal (58 m), 17,8 em Ponta Delgada (136 m), 15,2 ºC em Santana (380 m), descendo ao valor de 9,7 ºC no Areeiro (1610 m). Nas outras ilhas, pequenas e sem altitudes elevadas, pode afirmar-se que os valores médios são mais uniformes, sendo 18,7 ºC em Porto Santo.

A temperatura média mensal varia pouco ao longo do ano, sendo maior no verão (22,2 ºC em agosto no Funchal) e menor no inverno (15,9 º C em fevereiro no Funchal).

As amplitudes térmicas diárias são pequenas, com valores médios mensais de 4,8 ºC a 5,6 ºC no Funchal, de 4,6 °C a 7,9 °C no Arieiro e de 4,0 ºC a 5,3 ºC em Porto Santo.


Temperatura da água do mar

A temperatura média mensal da água do mar é relativamente alta e varia regularmente ao longo do ano entre cerca de 17ºC em março e cerca de 22ºC em agosto e Setembro.

Os valores observados da temperatura da água do mar na região raramente descem abaixo dos 15ºC e raramente ultrapassam os 25 ºC.



Humidade relativa do ar

A humidade relativa do ar é em regra maior na Costa Norte do que na Costa Sul da ilha da Madeira; nas outras ilhas esta variabilidade é menor. Nas regiões costeiras da ilha da Madeira os valores médios mensais da humidade relativa apresentam pequena variação durante o ano sendo menores no inverno do que no verão. Também na ilha de Porto Santo, a humidade relativa é maior no inverno que no verão e o mês de agosto tem o menor valor médio mensal.

Os nevoeiros são raros nos locais abaixo dos 500 m de altitude, mas nas terras altas (acima dos 600 m) são frequentes, atingindo cerca de 250 dias por ano.


Precipitação
Os valores médios anuais da precipitação na ilha da Madeira são maiores na Costa Norte do que na Costa Sul, aumentando com a altitude sendo, em regra, maiores nas encostas voltadas a norte do que nas encostas voltadas a sul, para as regiões da mesma altitude. Os valores anuais, variam de 553 mm no Funchal a 3084 mm no Areeiro, com 1182 mm em Ponta Delgada e 1527 mm em Porto Moniz.

Nas outras ilhas a quantidade de precipitação é menor, sendo 362 mm, o valor médio anual em Porto Santo. Os valores médios mensais da precipitação variam muito durante o ano, sendo os meses de outubro a março os mais chuvosos, com valor médio mensal mais elevado no mês de novembro nas regiões da costa sul e algumas regiões da costa norte e, por vezes, no mês de Janeiro (Arieiro, Santo da Serra e Porto Moniz). Na ilha de Porto Santo o mês mais chuvoso é Janeiro.

Vento

O regime anual do vento é diferente na Costa Norte e na Costa Sul da ilha da Madeira, sendo os ventos predominantes de NE na Ponta do Pargo (42%) e no Areeiro (40%), de E em Ponta Delgada (40%) e de SW no Funchal (21%), mas de N em São Lourenço (39%). No Porto Santo o vento predominante é de N (29%). No verão a frequência de ventos de N e NE aumenta, ultrapassando 50% em agosto no Areeiro.


Insolação
A insolação é o tempo durante o qual o sol está descoberto e exprime-se em horas e décimos.

A insolação mensal média tem uma distribuição ao longo do ano, tanto no Funchal como em Porto Santo, com máximos em maio e em agosto. De abril a outubro o Funchal regista menos horas de sol do que o Porto Santo, situação que é invertida nos restantes meses do ano (novembro a março). Os meses com maiores valores de insolação no Funchal são agosto (240 h) e Julho (228 h); dezembro é naturalmente o mês com menos horas de sol (140 h).

Em Porto Santo, agosto (245 h) e maio (223 h) são os meses com menos horas de insolação. Anualmente a ilha de Porto Santo totaliza mais horas de sol (2241 h) do que a cidade do Funchal (2165 h), provavelmente por apresentar uma orografia de menor altitude, que não influencia tão fortemente a ocorrência de nebulosidade.


Nebulosidade

A nebulosidade é maior nos meses de outubro a março e menor nos meses de Junho a agosto na ilha da Madeira, sendo pequena a variação na Costa Norte. Em Porto Santo, os valores da nebulosidade são maiores nos meses de inverno e menores em Setembro. A variação diurna da nebulosidade é acentuada e, em regra, os valores menores ocorrem durante a noite ou durante a manhã, apresentando os valores maiores pela tarde.

Subscreva a nossa Newsletter

If you want to receive our news and useful informations, please subscribe our newsleter.
Subscrever

Virtual Visit Photos 360º

virtual.visitmadeira.pt
Visit Now >

Facebook Fan Page

Youtube Flicker RSS ISSUU
Award Madeira Islands SRT Região Madeira