Ilhas Desertas: Área Protegida Europeia

Desertas é o nome do conjunto de três pequenas ilhas (Ilhéu Chão, Deserta Grande e Bugio) que se situam a sudeste da ilha da Madeira.
De origem vulcânica, possuem uma extensa faixa litoral ornada por escarpas muito inclinadas, constituindo um dos últimos redutos do Lobo-marinho e um importante centro de nidificação de aves marinhas. 
No norte da Deserta Grande, no vale da Castanheira, reside a Tarântula das Desertas (Lycosa ingens), uma espécie endémica desta ilha.
Todas as ilhas e ilhéus deste sub-arquipélago passaram a estar protegidos em maio de 1990, através da criação da Área de Proteção Especial das Ilhas Desertas, passando a Reserva Natural em 1995.
Como reconhecimento do valor natural e ecológico destas ilhas, o Conselho da Europa classificou-as em 1992 como Reserva Biogenética e, no início de setembro, receberam o Diploma Europeu do Conselho da Europa para as Áreas Protegidas, galardão que reconhece não só a diversidade biológica, geológica e paisagística, como também o trabalho realizado pelos Serviços do Parque Natural da Madeira ao longo das últimas décadas.
Esta Reserva Natural também faz parte da Rede Natura 2000.
Youtube Flicker RSS ISSUU
Europes Leading Island Destination - WTA Award Descubra Madeira Região Autónoma da Madeira SRTC