Ilhas Desertas: Área Protegida Europeia

Desertas é o nome do conjunto de três pequenas ilhas (Ilhéu Chão, Deserta Grande e Bugio) que se situam a sudeste da ilha da Madeira.
De origem vulcânica, possuem uma extensa faixa litoral ornada por escarpas muito inclinadas, constituindo um dos últimos redutos do Lobo-marinho e um importante centro de nidificação de aves marinhas. 
No norte da Deserta Grande, no vale da Castanheira, reside a Tarântula das Desertas (Lycosa ingens), uma espécie endémica desta ilha.
Todas as ilhas e ilhéus deste sub-arquipélago passaram a estar protegidos em maio de 1990, através da criação da Área de Proteção Especial das Ilhas Desertas, passando a Reserva Natural em 1995.
Como reconhecimento do valor natural e ecológico destas ilhas, o Conselho da Europa classificou-as em 1992 como Reserva Biogenética e, no início de setembro, receberam o Diploma Europeu do Conselho da Europa para as Áreas Protegidas, galardão que reconhece não só a diversidade biológica, geológica e paisagística, como também o trabalho realizado pelos Serviços do Parque Natural da Madeira ao longo das últimas décadas.
Esta Reserva Natural também faz parte da Rede Natura 2000.
Youtube Flicker RSS ISSUU
World´s Leading Island Destination 2017 - WTA Award Descubra Madeira Região Autónoma da Madeira SRTC