Localidades, municípios e freguesias da Madeira

Apesar de apresentar uma superfície pequena, a Madeira é rica em cenários majestosos e de rara beleza. Parta à descoberta dos recantos e encantos deste jardim flutuante!

A Madeira apresenta as suas localidades divididas pelo Funchal, a capital de todo o arquipélago, o Caniço, a Costa Leste (Santa Cruz e Machico), a Costa Oeste (Câmara de Lobos; Ribeira Brava; Ponta do Sol e Calheta), a Costa Norte (Porto Moniz; São Vicente e Santana) e o Porto Santo.

Deixe-se encantar pelas diferentes perspectivas naturais desta ilha de beleza invulgar!

Saindo do Funchal em direcção a oeste, encontrará a cidade de Câmara de Lobos, típica vila piscatória e o Cabo Girão, o mais alto promontório da Europa e o segundo mais alto do mundo (580 m). Encontrará ainda neste concelho a peculiar freguesia do Curral das Freiras. Situada num vale profundo, o Curral das Freiras apresenta uma das paisagens mais impressionantes da ilha que, com as suas vistas vertiginosas (mais de 500 metros de altura, do miradouro - Eira do Serrado), causam admiração a qualquer visitante.
 
Continuando para oeste, visite a agradável cidade da Ribeira Brava antes de subir até à Encumeada num percurso recheado de miradouros que permitem observar os cumes das montanhas circundantes.

Se preferir, siga em direção às costas solarengas da Ponta do Sol e da Calheta, onde não faltam áreas balneares que convidam a banhos e muitos mergulhos. Os desportistas encontrarão nas praias das pitorescas vilas do Jardim e do Paul do Mar as melhores ondas da Europa para surfar.
 
Se subir em direção ao Paul da Serra, o maior planalto da Madeira, faça uma pausa para apreciar a bela vista sobre as encostas norte e sul. Siga depois em direção ao Porto Moniz e retempere energias com um mergulho revigorante nas piscinas naturais da localidade, formadas naturalmente por restos de lava sobre o Oceano.

A viagem continua agora rumo a São Vicente, numa estrada salpicada de quedas de água, de onde ressalta à vista o contraste do verde majestoso com o azul cristalino
das águas do mar. 
 
Em São Vicente poderá visitar as Grutas e o Centro do Vulcanismo, o Núcleo Museológico - Rota da Cal, ou simplesmente passear nas ruelas da simpática vila. Aqui o visitante poderá optar por subir novamente até à Encumeada, exaltando os sentidos com a luxuriante vegetação da floresta Laurissilva, ou continuar em frente até Santana, descobrindo pequenos miradouros ao longo do percurso.
 
Em Santana é obrigatória a visita às casas típicas, ao Parque Temático e à zona das Queimadas, que constitui o local de partida para belíssimos passeios a pé como o
Caldeirão Verde. A descida para o Faial surpreende uma vez mais pela beleza e imponência das montanhas.
Chegando ao Faial terá de optar por seguir para Machico ou continuar a visitar o interior da ilha, seguindo a estrada para as localidades do Ribeiro Frio, Poiso e Pico do Areeiro. Este pico constitui o terceiro ponto mais alto da ilha (1818 m), nele se encontrando belas formações rochosas que se projectam no céu como estátuas sem tempo.
 
Se seguir para Machico, não perca uma ida ao Caniçal e à Ponta de São Lourenço, o ponto mais oriental desta ilha.

Se seguir para Machico, não perca uma ida ao Caniçal e à Ponta de São Lourenço, o ponto mais oriental desta ilha, de onde pode avistar o Porto Santo.
 
Já de volta ao Funchal, na Ponta do Garajau, freguesia do Caniço, Santa Cruz, não perca a vista para as Ilhas Desertas e, na antiga estrada que segue até ao Funchal, no miradouro de São Gonçalo, uma panorâmica fabulosa sobre baía.

Subscreva a nossa Newsletter

Se pretender receber as nossas notícias, queira subscrever a nossa newsletter.
Subscrever

Virtual Visit Photos 360º

virtual.visitmadeira.pt
Visit Now >

Facebook Fan Page

Youtube Flicker RSS ISSUU
Award Madeira Islands SRT Região Madeira