Porto Moniz

Porto Moniz
  • Fotografias
  • Localidades
Situado na zona norte da ilha da Madeira, o município do Porto Moniz tem cerca de 3000 habitantes distribuídos por uma área geográfica de 80,40 km².
O Porto Moniz só passou a estar ligado ao resto da ilha depois da 2.ª Guerra Mundial, quando foi construída a emblemática estrada que liga o Porto Moniz ao concelho de São Vicente. Esta estrada foi literalmente escavada na encosta e é ocasionalmente atravessada por quedas de água que vão de encontro ao mar. Esta é considerada uma das mais bonitas estradas da Madeira. Por questões de segurança, devido à queda de pedras, existem hoje túneis que encurtam a distância, mas que ainda permitem a passagem pelos locais mais emblemáticos da estrada. 
 
Além do Porto Moniz, são três as freguesias que compõem este município: Achadas da Cruz, Ribeira da Janela e Seixal
 
Porto Moniz
O Porto Moniz deve o seu nome a Francisco Moniz, casado com uma neta de Gonçalves Zarco, que deu apelido ao porto e mais tarde este se estendeu aos terrenos próximos à localidade portuária.

As piscinas naturais do Porto Moniz são o ex-libris do concelho, que constitui uma grande atração turística. Este complexo balnear é constituído por piscinas formadas a partir de rochas vulcânicas com formas muito singulares, onde o mar entra naturalmente, proporcionando sempre águas frescas e límpidas.

No Porto Moniz pode visitar o Centro de Ciência Viva e o Aquário da Madeira.
Achadas da Cruz
 
A freguesia das Achadas da Cruz localiza-se no extremo noroeste da ilha da Madeira. O povoamento das Achadas da Cruz foi bastante lento devido à sua altitude. Hoje, estima-se que esta freguesia tenha cerca de 220 habitantes.
 
Aqui se realiza anualmente a tradicional Feira do Gado, com um recinto próprio para a realização do evento, onde se fazem várias exposições sobre produtos e materiais ligados à agropecuária, e também diversas atividades culturais e recreativas.
 
Ao visitar esta freguesia pode fazer uma agradável viagem no teleférico das Achadas da Cruz, um confortável e seguro meio de transporte que liga a freguesia ao mar. Esta viagem proporciona vistas magníficas sobre o manto verde do Porto Moniz e das costas sobranceiras ao oceano Atlântico.
Ribeira da Janela
O seu nome deve-se a um ilhéu que se ergue a cerca de 100 metros da foz da ribeira e que apresenta uma abertura que parece uma janela aberta. Esta freguesia tem cerca de 750 habitantes distribuídos nas suas terras, que apresentam uma construção cuidada e tradicional, num ambiente de grande calma e sossego. 
 
Em relação às atividades económicas, sobressai principalmente a agricultura, alguns serviços e casas de turismo no espaço rural.
 
Na Ribeira da Janela situa-se o Miradouro da Tranquada, que permite uma maravilhosa vista sobre a zona norte da ilha e onde existem mesas e bancos que possibilitam a realização de piqueniques.

Na foz da Ribeira da Janela existe um parque de campismo com excelentes condições e vários serviços e infraestruturas de apoio ao campista.
Seixal
A freguesia foi criada em 1553 e tem atualmente cerca de 1200 habitantes. Pensa-se que o seu nome descende de seixo, que significa pedra ou calhau. No entanto, há também quem diga que a sua origem pode advir de seixo, que designa uma espécie vegetal.
 
É uma terra com condições que cativam os que ali passam, com uma forte aposta nos recursos naturais. Na restauração, o prato forte é a truta, um peixe de água doce criado na freguesia, e predominam unidades de turismo de habitação rural e pequenas unidades.
 
Aqui pode usufruir de momentos agradáveis nas piscinas naturais. Esta zona balnear permite o contacto com o mar numas piscinas formadas por pedra negra vulcânica, com uma vista para as montanhas e a natureza que as envolve.
 
Na estrada antiga que liga a freguesia do Seixal à vila de São Vicente encontra-se o Miradouro do “Véu da Noiva”, a partir de onde se pode visualizar uma cascata que verte uma forte carga de água pela encosta abaixo, fazendo lembrar o véu branco de uma noiva.
 
Nesta freguesia encontra-se o Chão da Ribeira, um amplo vale envolvido por uma riquíssima variedade de plantas e vegetação que pertencem à Floresta Laurissilva, classificada como Património Natural Mundial da UNESCO. Aqui existe um viveiro de trutas para repovoamento de algumas ribeiras da ilha.
Youtube Flicker RSS ISSUU
Europes Leading Island Destination - WTA Award Descubra Madeira Região Autónoma da Madeira SRTC