Ribeira Brava

Ribeira Brava
  • Fotografias
  • Localidades
Localizado na costa sul, o concelho da Ribeira Brava tem uma área de cerca de 65,10 km2, onde estão distribuídos cerca de 12 500 habitantes.
Localizado na costa sul, o concelho da Ribeira Brava tem uma área de cerca de 65,10 km2, onde estão distribuídos cerca de 12 500 habitantes. A Ribeira Brava foi elevada à categoria de vila em 1928.

A sua principal atividade económica é a agricultura. Do cultivo das terras retira-se batata-doce, feijão, hortaliças, algum cereal, fruta e vinho.

A igreja de São Bento, construída no século XV e situada na vila da Ribeira Brava, expõe magníficos painéis de nítida influência flamenga, representando a Virgem e o Menino, São Bento e São Bernardo. São Bento é o orago da Ribeira Brava, por quem os habitantes expressam especial devoção.

A 29 de junho é celebrada uma das mais concorridas romarias da ilha em honra de São Pedro.
 
As freguesias pertencentes a este município são Campanário, Ribeira Brava, Serra de Água e Tabua.

Ribeira Brava
O nome da Ribeira Brava deriva de uma corrente de água que a atravessa e que quase sempre se manifesta num caudal rebelde.

Nesta freguesia encontra-se o Museu Etnográfico da Madeira, que expõe coleções de objetos etnográficos ligados a diferentes aspetos sociais, económicos e culturais do arquipélago da Madeira.

Na vila da Ribeira Brava podemos encontrar o Forte de São Bento, que atualmente funciona como posto de turismo, e o farol para onde pode subir e avistar o centro da vila, a Ponta do Sol e as serras do Campanário.
Campanário
 
Com uma área de 11,8 km2, a freguesia do Campanário é habitada por cerca de 4 200 pessoas. O nome desta localidade tem origem num ilhéu de duas altas pernadas, semelhante a um campanário de uma igreja, situado junto à costa desta freguesia.

A sua economia assenta na agricultura, de onde se retira batata, vinha, banana, laranja e frutas tropicais.
 
Integrada na freguesia do Campanário está a Fajã dos Padres, onde residem cerca de 50 pessoas. Esta é uma pequena estância turística com excelentes condições para fazer praia e pesca. Esta zona tem boas condições climatéricas para o cultivo de vários frutos tropicais e também para a cultura do vinho. O acesso a este local é feito por barco ou através de um elevador panorâmico.

Nesta freguesia encontra-se o Calhau da Lapa, uma zona balnear conhecida pela sua água cristalina e tranquilidade. A descida para esta localidade é íngreme e requer precaução, podendo este local ser acedido por barco.
Serra d'Água
Situada no centro sudoeste da ilha, a Serra d’Água tem cerca de 1300 habitantes distribuídos por uma área de 24,70 km². Esta freguesia é rodeada de um denso arvoredo e de altos montes, entre os quais sobressaem os picos da Cruz, do Cedro e do Pico Grande. É ainda irrigada por várias ribeiras, que juntas formam a ribeira da Ribeira Brava.
 
O nome desta freguesia deriva da construção de um engenho destinado à serração das madeiras com o nome de “serra de água”, nome esse que posteriormente se estendeu a toda a freguesia. Foi nesta freguesia que, em 1953, surgiu a primeira Central Hidroelétrica da ilha. 

Através da estrada da Serra d’Água podemos aceder à Encumeada, um ponto elevado da ilha que faz a ligação entre a Ribeira Brava, na costa sul, e São Vicente, na costa norte. Ao longo da subida para a Encumeada pode vislumbrar magníficas paisagens panorâmicas das zonas sul e norte da ilha, com o azul do céu como pano de fundo e as nuvens intercaladas com as montanhas.
Tabua
Situada à beira-mar na costa sudoeste da ilha da Madeira, é a freguesia mais pequena do concelho da Ribeira Brava com 11,10 km2 e 1 105 habitantes. O nome desta freguesia deriva de uma planta denominada tabua que abundava por aquela região e era utilizada no fabrico de esteiras e fundos de cadeiras.

Esta freguesia é atravessada por uma ribeira de 7 km, na direção norte-sul, com origem no Pico das Pedras, a 1510 metros de altitude, e que desemboca na sua pequena orla marítima. A principal atividade económica desta freguesia é a agricultura, pois o seu solo é propício à cultura de vinha e cana.

Nesta freguesia pode visitar vários monumentos de índole religiosa, como a capela de Nossa Senhora das Candeias, a igreja da Santíssima Trindade e a capela da Mãe de Deus.
Youtube Flicker RSS ISSUU
Europes Leading Island Destination - WTA Award Descubra Madeira Região Autónoma da Madeira SRTC