Santa Cruz

Santa Cruz
  • Fotografias
  • Localidades
É neste concelho da costa leste, situado a cerca de 18 km da capital, que se localiza o Aeroporto Internacional da Madeira.
Durante todo o ano são apresentadas, na Casa da Cultura de Santa Cruz, várias exposições culturais que mostram obras de artistas regionais e de outros. 
 
Para além de Santa Cruz, Camacha, Caniço, Gaula e Santo António da Serra são as freguesias que compõem este município.
 
Santa Cruz
A origem do nome desta freguesia, que é hoje sede de concelho e de cidade, resultou de um tronco seco com duas braçadas em forma de cruz, encontrado na mata de loureiros no litoral sul. 

Para além da conhecida Praia das Palmeiras, de formação rochosa e com duas piscinas, pode encontrar nesta cidade um novo complexo balnear, situado junto da Ribeira da Boaventura, que compreende piscinas, solários, balneários e zona de restauração. Entre a zona náutica e a área das piscinas encontra-se uma pequena bacia protegida que permite o acesso ao mar em segurança. Para os amantes do mar aberto existe um pontão de apoio balnear implantado junto à margem, na foz da ribeira.

Existe ainda um recinto de diversões aquáticas, o Aquaparque, que se localiza ao lado do Complexo Balnear da Ribeira da Boaventura.  Esta infraestrutura, com uma lotação superior a mil pessoas, apresenta cinco tobogãs e quatro pistas rápidas, duas piscinas, sendo uma delas para crianças (Aqualândia Infantil), um rio lento que circunda as piscinas, um bar e zonas balneares.
Camacha
A freguesia da Camacha foi tornada paróquia em 1676 e elevada à categoria de vila a 10 de setembro de 1994. Estima-se que atualmente habitem nesta freguesia cerca de 10 mil pessoas distribuídas pelos seus 1.958 hectares.

Camacha é uma das freguesias mais emblemáticas da Madeira e é dos locais mais visitados pelos turistas. A freguesia é internacionalmente conhecida pelo seu folclore (o “Bailinho da Madeira”) e obras de vime. Nesta freguesia pode visitar o Centro de Artesanato, onde encontrará todo o tipo de peças de mobiliário e decoração feitos em vimes.

Foi nesta freguesia, no Largo da Achada, que se jogou futebol pela primeira vez em Portugal, em 1875.
Caniço
A freguesia do Caniço, com cerca de 18 mil habitantes, deve o seu nome a umas plantas que abundavam naquela zona nos tempos da descoberta, que são canas compridas e delgadas. O Caniço é uma pequena cidade banhada pelo mar e com algum desenvolvimento urbano.
 
Esta freguesia tem um importante núcleo turístico no Caniço de Baixo. O número de camas nesta localidade tem crescido grandemente, o que faz da freguesia a segunda maior concentração hoteleira do arquipélago depois do Funchal. A adicionar a este crescimento, a freguesia tem sofrido um aumento acentuado na construção para habitação, que a torna numa espécie de dormitório dos que trabalham na capital. 

Das atividades económicas da freguesia destaca-se a plantação da cebola, a hotelaria e a restauração.

O sítio do Garajau, localizado entre o Funchal e o Caniço, deve o seu nome à grande quantidade de garajaus (aves marinhas) que fazem ninho naquela zona. Aqui encontra-se a Ponta do Garajau, um promontório onde está erguida a estátua do Cristo Rei. A Reserva Natural do Garajau foi aqui criada, em 1986, oferecendo condições únicas para a prática do mergulho que, devido à riqueza biológica e à admirável clareza das águas, é procurada por mergulhadores de todo o mundo. Esta é a única reserva marinha exclusiva do país e oferece a oportunidade de contactar com mantas e grandes peixes inofensivos.

No Caniço situa-se a praia dos Reis Magos, que conta com águas claras e limpas (qualidade comprovada pela Bandeira Azul), sendo a segurança dos banhistas assegurada por nadadores-salvadores e por um posto de primeiros-socorros. 

Aqui se encontra o Complexo Balnear Lido Galomar, que constitui uma iniciativa privada de um empresário de nacionalidade alemã que ali construiu uma zona balnear assente nas rochas vulcânicas do local. Neste complexo balnear encontrará também um clube de mergulho que disponibiliza técnicos especializados para a formação de novos mergulhadores.
Gaula
 
Gaula é uma freguesia desde 1558 e tem hoje cerca de 3 mil habitantes numa área de 707 hectares. Diz-se que o seu nome surgiu, ao que rezam as crónicas, de influências dos romanos de cavalaria, principalmente do romance Amadis de Gaula.

A freguesia tem uma posição privilegiada a meio caminho entre o mar e a serra e conta com duas paróquias: a de Nossa Senhora da Luz e a da Achada de Gaula.   

No domínio das atividades económicas destaca-se o artesanato, especificamente o Bordado Madeira; o comércio tradicional e a agricultura. 

Nesta freguesia se encontra o centro de formação da Associação de Futebol da Madeira, projeto que tem por objetivo receber jogos dos escalões de formação, quer da seleção da Madeira quer da própria seleção nacional.
Santo António da Serra
 
 
A freguesia de Santo António da Serra tem cerca de 1.000 habitantes e desenvolve-se por uma área muito pitoresca e própria de 1.477 hectares. Santo António da Serra é a única freguesia da Madeira que se apresenta dividida em duas, sendo que uma parte pertence ao concelho de Santa Cruz e a outra ao de Machico. 

O nome da freguesia sucede do orago consagrado a Santo António, porém é tradicionalmente conhecida por “Santo da Serra”. A sua popularidade deve-se sobretudo ao ambiente natural de inspiração romântica, proporcionado pela luxuriante vegetação, pelas belas vilas e quintas e pelo clima ameno que se faz sentir na época estival, atraindo deste modo muitos visitantes.

Aqui pode encontrar restaurantes de grande qualidade, unidades hoteleiras tradicionais e casas de turismo no espaço rural.
Nesta freguesia situa-se o Club de Golf Santo da Serra, que é considerado um dos mais espetaculares campos de Golf na Europa, com vistas inacreditáveis para as montanhas e mar. Construído em 1937, o Santo da Serra Golf foi redesenhado por Robert Trent Jones em 1991, e encontra-se a uma curta distância do Funchal e a menos de 15 minutos do Aeroporto Internacional do Madeira.

Este campo de golf dispõe de 27 buracos disponíveis para jogar, todos caracterizados por generosos "fairways" e "greens" e uma escolha de posições dos tees, que favorece todas as habilidades.
 
Youtube Flicker RSS ISSUU
Europes Leading Island Destination - WTA Award Descubra Madeira Região Autónoma da Madeira SRTC