Fauna e Flora do Porto Santo

 

 
Fauna


A fauna presente na ilha do Porto Santo encontra-se, maioritariamente, nos ilhéus do Porto Santo, que constitui um local privilegiado para a nidificação das aves marinhas. 

Relativamente às aves, é possível observar-se a cagarra (Calonectris diomedea), a alma-negra (Bulweria bulwerii), o roque-de-castro (Oceanodroma castro), o pintainho (Puffinus assimilis baroli), o garajau-comum (Sterna hirundo), a gaivota-de-patas-amarelas (Larus cachinnans atlantis), o corre-caminhos (Anthus berthelotii madeirensis), o andorinhão-da-serra (Apus unicolor), o canário-da-terra (serinus canaria canaria) e o pardal-da-terra (Petronia petronia madeirensis). Estão também presentes a lagartixa (Teira dugesii jogeri) e duas tarântulas endémicas do Porto Santo (Hogna biscoitoi e Hogna schmitzi).

Existe ainda uma fauna marinha rica e diversificada originada, em grande parte, pelo afundamento do navio Madeirense, um local singular e muito procurado para a prática de mergulho.
 

 




Flora


Devido às suas condições climatéricas e geológicas, a flora presente na ilha do Porto Santo pode ser encontrada, sobretudo, nos seus ilhéus, que constituem um local favorecido para a conservação da flora macaronésica. Os ilhéus do Porto Santo são protegidos pelo PDM, pela Rede Natura 2000 e são também parte integrante do Parque Natural da Madeira, por serem locais rochosos, cobertos por arbustos e flora costeira da Macaronésia.

Pdemos encontrar aqui arbustos e pequenas árvores nas suas escarpas. O goivo-da-rocha (Matthiola madeirensis), a figueira-do-inferno (Euphorbia piscatoria), a trevina (Lotus glaucus), a barrilha (Mesembryanthemum crystallinum e Mesembryanthemum nodiflorum), o marmulano (Sideroxylon mirmulans) são espécies que merecem destaque.

A cabeleira-de-coquinho (Lotus loweanus) é uma espécie endémica do Porto Santo que apenas existe nos ilhéus da Cal, de Ferro e das Cenouras.

Consta que o ilhéu da Cal, antigamente, continha uma cobertura vegetal formada essencialmente por Zimbros e Marmulanos. Actualmente o marmulano (Sideroxylon mirmulans) já está quase extinto. Ainda assim representa o único elemento arbustivo-arbóreo endémico existente. Diz-se também que no ilhéu de Cima encontravam-se muitos Dragoeiros (Dracaena draco) e muitas Oliveiras (Olea maderensis).

É possível observar-se ainda uma grande diversidade de líquenes, com destaque para a urzela.
Youtube Flicker RSS ISSUU
Europes Leading Island Destination - WTA Award Descubra Madeira Região Autónoma da Madeira SRTC