Natureza Madeira


 

Floresta Laurissilva

 

É na exuberância da paisagem que se encontra um dos maiores atrativos turísticos da ilha da Madeira. A sua luxuriante vegetação, cuja floresta indígena foi reconhecida pela UNESCO, em 1999, como Património Mundial Natural da Humanidade, certamente o irá fascinar.

 


Esta floresta remonta ao Período Terciário da Terra e, nas últimas glaciações, viu a sua existência reduzida à área geográfica da Macaronésia, ou seja, nos Arquipélagos da Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde.

Compõe-se de árvores como o til (Ocotea foetens), o loureiro (Laurus novo canariensis), o vinhático (Persea indica), o folhado (Clethra arbórea) e o pau branco (Picconia excelsa), bem como de musgos e muitos outros arbustos como as urzes (Erica scoparia ssp maderensis e Erica aborea), a uveira da serra (Vaccinium padifolium) e o azevinho (Ilex perado ssp perado). Entre as plantas herbáceas há a destacar as leitugas (Sonchus pinnatus), o piorno (Genista tenera), o goivo da serra (Erysimum bicolor), a ameixieira de espinho (Berberis maderensis) e a raríssima orquídea da serra (Dactylorhiza foliosa), única no Mundo.

Ao nível da avifauna destacam-se raras espécies como o pombo trocaz (Columba trocaz), espécie endémica exclusiva da Ilha da Madeira, a freira da Madeira (Pterodroma madeira), o francelho (Falco tinnunculus canariensis), o tentilhão (Fringila coelebs maderensis) e o bisbis (Regulus ignicapillus maderensis).

Sendo considerada uma relíquia viva, a quase totalidade da sua área de ocorrência está incluída no Parque Natural da Madeira com o estatuto máximo de Reserva Integral.
 

Parque Natural da Madeira


Visando a salvaguarda dum vasto património natural, que constitui uma raridade a nível mundial, foi criado em 1982, o Parque Natural da Madeira, Parque classificado como Reserva Biogenética, na qual se encontram uma flora e fauna únicas.

O parque engloba cerca de 2/3 do território da ilha e nele estão definidas reservas naturais integrais e parciais, paisagens protegidas e zonas para recreio.

Inclui o maciço montanhoso oriental, no qual se destaca o Pico Ruivo e o maciço montanhoso ocidental, com o extenso planalto do Paul da Serra.

Dos 1300 aos 700 metros de altitude no Sul da Ilha, e nos 200 metros no Norte, concentra-se a maior área de Floresta Laurissilva da Macaronésia. Esta Floresta, Património da Humanidade, está maioritariamente concentrada na área do Parque Natural.

No limite inferior desta floresta exótica estão geralmente localizados os campos agrícolas, com os seus caraterísticos poios, os quais são irrigados através de Levadas.

No extremo este da Ilha da Madeira surge a Ponta de São Lourenço, uma península com cerca de 328 hetares e uma altitude média de 100 metros. A paisagem é bem distinta da restante, sendo mais plana e árida, e praticamente desprovida de árvores, mas apresentando várias plantas endémicas. 

Na parte oeste do Parque Natural, o território compreende atividades agrícolas e pecuárias tradicionais que dão um valor especial à paisagem, tornando-a muito rural.



Reserva da Biosfera - Santana

 
O concelho de Santana, localizado no norte da ilha da Madeira, foi agraciado pela UNESCO, em junho de 2011, com a distinção de “Reserva da Biosfera”, um reconhecimento à riqueza de um ecossistema que procura conciliar a conservação da biodiversidade ao seu uso sustentável.

Esta reserva integra uma componente terrestre, correspondente a toda a superfície emersa do município e ainda uma componente marinha, apresentando uma grande diversidade de valores naturais e humanos, paisagísticos, ambientais e culturais singulares de interesse local, regional, nacional e internacional.

A diversidade natural manifesta-se por uma riqueza faunística e floral que incorpora um alto grau de endemismo e uma representação integral das unidades ecológicas mais relevantes da ilha da Madeira, desde os ecossistemas marinhos e costeiros até à vegetação de altitude, passando pela Floresta Laurissilva, Património Natural Mundial da UNESCO desde 1999.
 
Youtube Flicker RSS ISSUU
Europes Leading Island Destination - WTA Award Descubra Madeira Região Autónoma da Madeira SRTC