Vulcanismo do Arquipélago da Madeira

O arquipélago da Madeira é um exemplo de vulcanismo intraplaca - hot-spot - em ambiente oceânico, resultante da atuação de duas plumas mantélicas, uma que originou o Porto Santo no Miocénico médio, há cerca de 14 Ma e, posteriormente, a Madeira e as Desertas no Miocénico superior, há cerca de 7 Ma; e outra que originou as ilhas Selvagens no Oligocénico, há cerca de 28 Ma.
 
A ilha da Madeira ergue-se acima de uma vasta planície submarina, no interior da placa africana, formando um maciço vulcânico com mais de 5,5 km de altura, do qual apenas 1/3 se encontra emerso.
 
A ilha evoluiu por sucessivas fases de intensa atividade vulcânica (fase inferior ≥7 Ma, fase intermédia de 7 a 1,8 Ma e fase superior <1,8 Ma), separadas por períodos de atividade muito atenuada ou de inatividade, durante os quais a erosão reduziu, por vezes consideravelmente, a dimensão do edifício vulcânico. Os processos erosivos foram promovidos predominantemente por incisão fluvial, pela abrasão marinha, com recuo da linha de costa e criação de arribas, e por processos gravíticos (deslizamentos e desmoronamentos) desencadeados pela criação de relevos íngremes pelos processos anteriores. Durante os períodos de erosão intensa, foram escavados vales e criados relevos acidentados que destruíram parcial ou totalmente as formas vulcânicas, enquanto, os produtos da erosão foram depositados nos flancos imersos do grande vulcão ou no interior de vales. O recomeço da atividade no decurso da época vulcânica seguinte levou à fossilização dos materiais sedimentares detríticos e dos relevos erosivos. A unidade vulcânica mais recente da estratigrafia da ilha da Madeira que ocorreu até há 6000-7000 anos, representa a fase de rejuvenescimento, caracterizando-se por vulcanismo implantado já sobre uma topografia erosiva talhada sobre as formas criadas durante o estádio anterior. Considera-se que a ilha da Madeira se encontra ainda neste estádio de evolução, encontrando-se a atividade vulcânica temporariamente adormecida. Apesar de reduzido, o risco de uma erupção vulcânica na Madeira não e nulo.
Youtube Flicker RSS ISSUU
Europes Leading Island Destination - WTA Award Descubra Madeira Região Autónoma da Madeira SRTC