O Orquestrofone

Sabia que... a Madeira dispõe de um raro Orquestrofone?
Um Orquestrofone é um instrumento musical mecânico, e o que se encontra na Madeira foi fabricado em 1900, por Limonaire Frères na França.
Integrado nas coleções do Museu Quinta das Cruzes, no Funchal, o orquestrofone é constituído por uma enorme estrutura em madeira, belissimamente decorado, e possui um sistema mecânico de leitura de cartões perfurados, acionável por manivela, que emite o sinal para os diversos instrumentos, permitindo a reprodução musical.
Estes instrumentos, que estiveram desde sempre vocacionados para a difusão musical pública (cinemas, feiras e salões de baile), foram largamente divulgados na Europa a partir de finais do século XIX/início do século XX. O Orquestrofone foi muito utilizado, em substituição de músicos, na animação de bailes e de festas ao ritmo de polkas, valsas e de outras músicas.
Hoje constitui uma peça de grande interesse patrimonial, não só por ser uma raridade no mundo dos instrumentos musicais mecânicos, mas também por documentar uma época exuberante, visível nas suas decorações neo-barrocas, nos seus bonecos mecânicos (autómatos) e nos seus estilos musicais.
Ao visitar a Madeira aproveite para descobrir esta raridade músico instrumental.
Youtube Flicker RSS ISSUU
Europes Leading Island Destination - WTA Award Descubra Madeira Região Autónoma da Madeira SRTC