Sabia que …

O Entrudo


… o Entrudo constituía uma brincadeira de loucas correrias, incluindo batalhas de água, de farinha, de ovos e de tomates, antes de surgirem as batalhas de serpentinas?
 

… as origens da Festa da Flor remontam ao “Baile da Rosa”, festa organizada pela primeira vez em 1955 pelo Ateneu Comercial do Funchal?
Essa festa caracterizava-se por um baile que marcava o início da primavera e incluía uma exposição-concurso de flores.  

Varrer dos armários

… no dia 15 de janeiro, os madeirenses celebram o Santo Amaro e dedicam esta altura ao “varrer dos armários”?
Trata-se de uma tradição popular que dita o fim das festas natalícias na Madeira, data em que as famílias desmontam os presépios e todas as decorações natalícias, partilhando e saboreando as últimas iguarias. 
 
… a tradição do fogo de artificio na Madeira remonta ao século XVII?
É verdade! Já nesta altura, a passagem de ano era assinalada com fogueiras que se acendiam, iluminando e enchendo de cor e brilho os lares madeirenses.
… a praia do Porto Santo é detentora de Bandeira Azul há mais de duas décadas?
Desde 1992 que a Ilha Dourada tem ostentado este galardão atribuído anualmente às praias que cumprem um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança, de informação, de sensibilização ambiental e de conforto para os utentes. 

Floresta da Laurissilva

… a Laurissilva, floresta indígena da ilha da Madeira, remonta ao Período Terciário da Terra?
Reconhecida como Património Mundial Natural da Humanidade pela UNESCO em 1999, a Laurissilva é considerada uma relíquia viva.

 

… a primeira ligação aérea entre a Madeira e a Inglaterra aconteceu em março de 1949, num voo experimental da companhia aérea “Aquila Airways” realizada no hidroavião “Hampshire”, trazendo a bordo altas individualidades portuguesas e estrangeiras? 

 

 

… a freguesia de Santo António da Serra constitui o berço da prática do golfe na Madeira?
Em 1933 praticava-se golfe nos terrenos anexos ao Hotel - Pousada da Serra, onde na altura existiam nove buracos par 3.

 

 
…na ilha da Madeira, autêntico viveiro subaquático, é muito comum a prática desportiva de pesca grossa, sendo a ilha considerada como um dos melhores destinos do mundo para tal?

  

  
… Cristóvão Colombo se deslocou pela primeira vez à ilha da Madeira em 1478, incumbido de comprar 2.400 arrobas de açúcar?
Desde a descoberta do arquipélago que ocorreram diversos ciclos económicos na Madeira, sendo o “Ciclo do Açúcar” talvez um dos mais emblemáticos.

  
… o primeiro jogo de futebol em Portugal foi realizado na ilha da Madeira, mais concretamente, no Largo da Achada, na Camacha?
Decorria o ano de 1875 e o Largo da Achada era constituído por um pequeno planalto nas proximidades da Igreja Paroquial.


 

  
… até o final dos anos 70 do século XX circulavam na avenida do Mar os típicos carros de bois, para gaudio dos residentes e dos visitantes?
Este carro sem rodas, construído em vime e madeira, cujos assentos apresentavam tecidos de vivas cores, deslizavam como um trenó.


  
... a Madeira dispõe de um raro Orquestrofone?
Um Orquestrofone é um instrumento musical mecânico, e o que se encontra na Madeira foi fabricado em 1900, por Limonaire Frères na França.


  
… não são só as Levadas a proporcionar circuitos interessantes para melhor conhecer a Madeira?
A cidade do Funchal, com mais de 500 anos de história, abriga um vasto património cultural que pode ser conhecido ao longo de todo o ano. 

 

… na Madeira são produzidos variados e deliciosos alimentos que têm por base a farinha processada a partir da grainha da uva, aproveitando assim as ricas propriedades deste fruto?



 

  
… desde o principio de 2011 a Madeira ganhou mais um “selo” que atesta a autenticidade dos produtos regionais?

O Sistema de Certificação de Origem Garantida dos Produtos da Região Autónoma da Madeira e a Marca Produto da Madeira foram criados para distinguir e reforçar a confiança nos produtos regionais.

 


  
… o Hotel "Belmond Reid’s Palace", no Funchal, celebrou no ano de 2011 o seu 120º. Aniversário?
As comemorações foram iniciadas com um jantar tradicional escocês, o “Burn’s Supper”, em homenagem ao fundador do hotel, e ao poeta Robert Burn.


  
… foi a 1 de abril de 1922 que faleceu na Madeira, o imperador Carlos de Habsburgo I de Áustria e IV da Hungria, que aqui viveu exilado entre 19 de novembro de 1921 e 1 de abril de 1922?



 

Subscreva a nossa Newsletter

Se pretender receber as nossas notícias, queira subscrever a nossa newsletter.
Subscrever

Virtual Visit Photos 360º

virtual.visitmadeira.pt
Visit Now >

Facebook Fan Page

Youtube Flicker RSS ISSUU
Award Madeira Islands SRT Região Madeira