Museu de Arte Sacra

  • Museu de Arte Sacra
  • Museu de Arte Sacra
  • Museu de Arte Sacra
  • Fotografias
  • Localidades

Implantado num palácio do século XVI, outrora residência dos bispos do Funchal, o Museu de Arte Sacra constitui um dos mais antigos e bem preservados museus do Funchal.

O Museu de Arte Sacra do Funchal encontra-se instalado no antigo Paço Episcopal, fundado em 1594 por D. Luís Figueiredo de Lemos. É constituído por coleções de pintura, escultura, ourivesaria e paramentaria, cronologicamente datadas do período entre os séculos XV e XIX.

Das coleções do museu destacam-se dois grupos principais, o da Arte Flamenga, com pintura, escultura e ourivesaria, datável entre o fim do século XV e os primeiros anos do século XVI; e o da Arte Portuguesa, do período entre o século XV e o século XVIII.

A pintura flamenga dos séculos XV e XVI distingue-se não só pela grande qualidade dos quadros como também pelas suas grandes dimensões, pouco comuns nos museus da Europa. É de realçar ainda a coleção de escultura flamenga proveniente especialmente de Malines e de Antuérpia.

No núcleo de ourivesaria, que abrange os séculos XVI, XVII, XVIII e XIX, salienta-se a cruz processional de Água de Pena, datada do século XV, uma bandeja e um cálice com punção de Antuérpia, do século XVI, assim como a cruz processional, oferta de D. Manuel I à Sé do Funchal.

No núcleo dos paramentos, a maioria bordados a ouro e a matiz, destaca-se a casula bordada a ouro sobre lhama de ouro da Sé do Funchal.
Este espaço museológico abriu recentemente ao público um novo espaço arquitetónico - Torre Varanda Mirante, estrutura dotada típico dos palacetes urbanos madeirenses do séc. XVIII, destinada inicialmente à observação dos navios que entravam e saiam da baía do Funchal. Inspirado nessa tipologia, a Torre do edifício do Museu de Arte Sacra do Funchal foi essencialmente um espaço vocacionado para o repouso e contemplação da paisagem, pelos bispos que por ali viveram até finais do Séc. XIX:

Na varanda podem observar-se um painel azulejar azul e branco, típico do período de produção das oficinas de Lisboa, do 2do quartel do séc. XVIII, surgindo aqui a representação alegórica das Três Virtudes "Teologais": Fé, Esperança e Caridade

O museu possui serviços educativos destinados aos vários públicos, nomeadamente crianças, jovens, terceira idade ou pessoas com necessidades especiais.
Colecções
Jóias antigas, esculturas e pinturas Flamengas

Museu de Arte Sacra

Museu de Arte Sacra
Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta - feira: 10h00 – 17h00; Sábado: 10h00-13h00

Interrupção:
Domingo e feriados
Preço: Pago
Contatos
Rua do Bispo 21, 9000-073 Funchal
+351 291 228 900
Check the time tables
HORÁRIOS DO FUNCHAL
Carreira de Autocarros - Linha Eco
Visitar Website Oficial Adicionar À sua viagem Voltar
Partilhar
Youtube Flicker RSS ISSUU
World´s Leading Island Destination 2017 - WTA Award Descubra Madeira Região Autónoma da Madeira SRTC