Acessibilidades

Acessibilidades
  • Fotografias
  • Video

 

 

Tal como no resto da Europa, na Região Autónoma da Madeira existem construções com acessos e equipamentos para pessoas com necessidades especiais, entre as quais infraestruturas como centros comerciais, e outros edifícios situados na zona urbana da capital da Ilha – Funchal, que possuem boas condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. 

No entanto, nas construções mais antigas este tipo de acessibilidade não é tão comum, e as ruas e passeios mantêm os antigos pavimentos em pedra, pelo que, não estão preparados para a circulação de pessoas com necessidades especiais, embora já haja um maior esforço por parte das autarquias para adaptar.


 

 

Alojamentos acessíveis 

A maioria das unidades hoteleiras da Região oferecem boas condições e equipamentos para acomodar confortavelmente as pessoas com mobilidade reduzida, quase todos possuem elevadores e rampas de acesso, contudo, é aconselhável informar-se sobre estas questões junto ao hotel onde pretende ficar alojado antes de fazer a sua reserva, de forma a esclarecer se as suas necessidades podem ser atendidas.

Para mais informações consulte a rubrica “Onde dormir” em: http://www.visitmadeira.pt/pt-pt/onde-dormir

 

 

 

​Transportes Adaptados

Relativamente aos transportes públicos urbanos e cabinas de teleférico estes disponibilizam veículos/acessos adaptados para pessoas com limitações motoras.

A Região Autónoma da Madeira e designadamente o concelho do Funchal tem vindo a apostar na adaptação da sua rede de transportes, sendo que, atualmente existem 3 tipos de transporte disponíveis:  


 

A empresa Horários do Funchal conta com uma frota especial composta por quatro mini autocarros, três dos quais de lotação modulável com capacidade para três cadeiras de rodas e um com capacidade para nove. 
Esta empresa disponibiliza ainda um serviço reservado apenas para pessoas de mobilidade reduzida, efetuado em toda a área do concelho do Funchal e é realizado através de um sistema de marcação prévia. O serviço é prestado a partir do local da residência da pessoa que solicita o serviço à empresa com o fim no local indicado pelo utilizador.
 
Ainda existe a frota “Linha Verde” composta por uma frota de 20 autocarros que percorrem as zonas mais turísticas do centro da cidade, que possuem uma rampa facilitando a entrada de pessoas com mobilidade reduzida.
Esta empresa conta ainda com uma frota de 10 autocarros que operam nas zonas mais altas da cidade os quais possuem um elevador para a utilização de pessoas com cadeiras de rodas.
Mais informações em: https://bit.ly/36NEnLu 
 
 
Horários do Funchal​
Rua Visconde Anadia, C. C. Anadia Shopping - Loja nº6  - Funchal
Tel.: +351 291 705 555
 
 
 

Táxis​

Na Região existe uma frota de 21 táxis adaptados para o serviço de transporte de pessoas com mobilidade reduzida. Estes veículos encontram-se em todas as praças de táxis existentes na cidade do Funchal. 

Para reserva de um veículo adaptado à passageiros com mobilidade reduzida deverá contactar à empresa AITRAM- Táxis Madeira.


 
AITRAM- Associação dos Industriais de Táxi da Região Autónoma da Madeira
Conjunto Habitacional de Santo Amaro
Rua Fernando Rebelo, 28-A, Santo António
9020-406 Funchal
Tel.: +351 291 765 760

 

 

Teleférico do Funchal​
No Teleférico do Funchal, as zonas de embarque e as cabines são facilmente acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida, assim como as instalações sanitárias adequadamente equipadas.

As instalações foram concebidas para facilitar a utilização por pessoas com mobilidade reduzida e de modo a assegurar o embarque e desembarque tranquilos. Para este efeito a velocidade dos veículos é sempre reduzida dentro das estações e também, se for necessário, a instalação é parada pelo pessoal da operação que está em vigilância permanente e sempre disponível para ajudar os passageiros.

 

Teleféricos da Madeira, SA
Rua Bela de São Tiago, 20 Piso 0 Escritório 15
Funchal, Ilha da Madeira, 9060-400 Portugal
Tel: 291 780 280
www.madeiracable.com 
E-mail: info@madeiracablecar.com

 

 

 

 

Percursos Pedestres Recomendados

Relativamente a percursos pedonais na Madeira, o trilho entre o Pico das Pedras e Queimadas, situado no bonito concelho de Santana, encontra-se preparado para receber os visitantes com deficiências.
Desta forma, a beleza pouco acessível da Floresta Laurissilva pode ser apreciada através de um percurso com 1980 m, adaptado para cadeiras de rodas e onde a informação está disponível em Braille e SPC (linguagem simbólica para pessoas com paralisia cerebral).

Mais informações: https://bit.ly/3nyU9kw​


 

 


Cultura

O concelho do Funchal reúne um conjunto de equipamentos, distribuídos por espaços de lazer e infraestruturas de foro cultural adaptados com acessibilidades para assistir pessoas com mobilidade reduzida ou com outro tipo de deficiência, nomeadamente:
 

Monumentos
  • Colégio dos Jesuítas
  • Sé Catedral Igreja da Sé
  • Teatro Municipal Baltazar Dias
  • Mercado dos Lavradores
  • Blandy´s Wine Lodge – Adegas da Madeira Wine Company
  • Casino da Madeira
  • Parque de Santa Catarina

 
Museus 
  • Museu CR7
  • Casa-Museu Frederico de Freitas
  • Museu A Cidade do Açúcar
  • Museu Henrique e Francisco Franco
  • Museu de Eletricidade - Casa da Luz
  • Museu do Brinquedo
  • Armazéns do Mercado   


 

 

 

Empresas de animação Turística

A Região Autónoma da Madeira reúne algumas Empresas de Animação Turística devidamente credenciadas para a prestação de serviços especializados nesta área.
 
 
  • Madeira By Wheelchair – Disponibiliza vários serviços, como Percursos em levadas específicas; Excursões turísticas em redor da ilha; Transferes aeroporto ou porto/ hotel; - Pickup and drop off (exemplo: ida a jantares ou locais específicos), etc
 
  • Safe Away Assisted Holidays – Empresa mais vocacionada para a prestação de serviços de saúde para visitantes com condições médicas pré-existentes, mas com uma oferta personalizada no planeamento e acompanhamento de atividades de animação turística adaptadas às especificidades de cada cliente. Reúne uma equipa experiente de profissionais de saúde (enfermeiros, médicos e outros terapeutas).  
 
  • Madeira4all (Intertours Travel Consulting) – a Madeira4all é um serviço da agência de viagens Intertours Travel Consulting com foco no segmento de turismo acessível, programando as férias à medida de cada cliente.
 
Para informação complementar sobre as Empresas de Animação Turística na RAM: http://www.visitmadeira.pt/pt-pt/o-que-fazer/empresas-de-animacao-turistica 

 

 



APPS

App - Portugal Acessível Mobile
O "Portugal Acessível Mobile" é uma nova aplicação tecnológica direcionada para pessoas com mobilidade reduzida, sendo compatível com alguns sistemas operativos, nomeadamente o iOS, o Android ou o Windows Phone.
A aplicação está disponível em formato bilingue e todos os espaços nela indicados (alojamentos/cultura e lazer/restaurantes, etc.) têm a mais-valia de terem sido visitados fisicamente e previamente vistoriados por um elemento da Associação Salvador, garantindo assim uma maior credibilidade dos conteúdos veiculados na dita plataforma.
Mais informações em: http://www.portugalacessivel.pt/

 

App - TUR4all 
TUR4all é a App ibérica do Turismo Acessível. Nela se pode encontrar alojamento, restaurantes, bares, monumentos, museus, centros culturais, enoturismo, praias, atividades de lazer, postos de turismo, rotas urbanas… destinos e experiências acessíveis.
A aplicação permite que as pessoas com necessidades especiais possam planear as suas viagens, acedendo a informação objetiva e fiável sobre a acessibilidade dos recursos turísticos. A TUR4all está preparada para personalizar a pesquisa de acordo com as necessidades específicas do utilizador.

Na TUR4all são publicados recursos turísticos avaliados por especialistas em acessibilidade, com o selo distintivo TUR4all e também recursos introduzidos por utilizadores através de questionários online preparados para o efeito.
 
Mais informações em:  www.tur4all.com

 

Youtube Flicker RSS ISSUU
Descubra Madeira World´s Leading Island Destination 2019 - WTA Award SRTC Região Autónoma da Madeira