Caminho do Pináculo e Folhadal

  • PR17 - Caminho do Pináculo e Folhadal
  • PR17 - Caminho do Pináculo e Folhadal
  • PR17 - Caminho do Pináculo e Folhadal
  • Fotografias


Este trilho de 14 km acompanha as Levadas da Serra e do Norte durante 6:30 horas, entre os mil e os 1.600 metros de altitude. Oferece magníficas paisagens sobre São Vicente e atravessa a floresta Laurissilva.

 

O trilho tem início junto à E.R. 110, na subida da Encumeada para o Paul da Serra (Lombo do Mouro) e finaliza na Encumeada, com uma extensão de 14Km, uma duração de 6h 30m, numa altitude entre os 1620m e os 1000m. Para realizar este percurso recomenda-se que o caminhante leve uma lanterna e calçado antiderrapante, porque atravessa vários túneis e o piso é escorregadio.

Este percurso percorre as Levadas da Serra e a do Norte, atravessando uma excelente área de vegetação natural, tanto de altitude – Urzal de Altitude como de Floresta Laurissilva, área que pertence à Rede Natura 2000.

Ao longo do percurso observará uma magnífica paisagem sobre o vale de São Vicente, alguns elementos arquitetónicos e patrimoniais da ilha, como: o “caminho do concelho”-secção de caminho público utilizado para trânsito da população entre o lado norte e o lado sul da ilha- calcetado a pedra; as levadas construídas para o transporte da água e os túneis abertos na rocha para trazer a água do lado norte para o lado sul da ilha.

O trilho segue ao longo da levada, no entanto em alguns pontos o caminhante deixa de a acompanhar passando a percorrer a vereda empedrada. Chegando ao topo da vereda na zona do Pináculo vislumbrará uma magnífica paisagem sob o vale da Ribeira Brava e ao fundo a Cordilheira Central onde se destacam o 1º e 2º mais alto da Madeira – O Pico Ruivo (1861m) e o Pico do Areeiro (1817m).

Na envolvência da levada, descobrirá uma vegetação rica em plantas endémicas, nos meses de Primavera encontrará estas plantas em floração por exemplo: a Orquídea da Serra, o Ranúnculo (Ranunculus cortusifolius), a Estreleira (Argyranthemum pinnatifidum) e o Gerânio (Geranium palmatum).

Em determinado ponto a levada divide-se em dois ramais, passando então a percorrer a esplanada da Levada do Norte, cujo destino é o aproveitamento hidroeléctrico da Central da Serra d´Água. Nesta zona as cascatas e os túneis são uma constante, o caminhante depois de atravessar o último túnel chegará à zona do Folhadal nome dado devido à existência de um elevado número de Folhados (Clethra arborea), espécie arbórea.

No final do percurso poderá ter acesso à Vereda da Encumeada que dará acesso ao Pico Ruivo.

Detalhe Distância: 14 km Dificuldade: Difícil Duração: 6:30 horas Início/Fim: Lombo do Mouro / Encumeada Altitude min/máx: 1620 m / 1000 m Fechado temporáriamente

Downloads

Apps
Madeira Weather
Madeira Weather App Store Google Play

Downloads

Brochuras e Mapas
Mapa Madeira
Mapa Madeira Download PDF
Brochuras e Mapas
Passeios a pé
Passeios a pé Download PDF

Próximos Eventos

Turismo Ativo e Desporto
MIUT - Madeira Island Ultra Trail 28 de abril Ver evento

Informação Importante

Por favor, leia esta informação informações e recomendações sobre os passos a ter antes de efectuar as caminhadas
O clima varia frequentemente, leve agasalho.
Atravessa vários túneis, leve lanterna.
Transporte água suficiente para beber.
Adicionar À sua viagem Download   Trail Brochure Download   Trail Map Voltar
Partilhar
Youtube Flicker RSS ISSUU
Europes Leading Island Destination - WTA Award Descubra Madeira Região Autónoma da Madeira SRTC