PR9 - Levada do Caldeirão Verde

  • PR9 - Levada do Caldeirão Verde
  • PR9 - Levada do Caldeirão Verde
  • PR9 - Levada do Caldeirão Verde
  • Fotografias

Esta levada de 6,5 km, com duração de 5:30 horas, tem início no Parque Florestal das Queimadas e oferece ao caminhante uma espetacular vista da orografia do interior da ilha.

 

Este trilho percorre a esplanada da levada do Caldeirão Verde numa altitude dos 990m no Concelho de Santana. Este percurso tem início e fim no Parque Florestal das Queimadas, numa extensão de 6,5 Km (+ 6,5Km de regresso), numa duração de 5h 30m (ida e regresso).

No Parque Florestal das Queimadas encontra-se a Casa de Abrigo das Queimadas, que mantém as características originais das Casas Típicas de Santana, apresentando o telhado em colmo.
Neste Parque existem espécies vegetais arbóreas algumas exóticas realçando exemplares de criptoméria elegante (Cryptomeria japonica) e de faia europeia ( Fagus sylvatica); e outras indígenas como o cedro da Madeira (Juniperus cedrus), o til (Ocotea foetens), o pau Branco (Picconia excelsa), urze (Erica platycodon subsp. maderincola), folhado (Clethra arborea), uveira da serra (Vaccinium padifolium).

Ao iniciar o percurso, logo é encontrada a esplanada da levada do Caldeirão Verde. Esta levada, é uma impressionante obra de arte construída no século XVIII, tem início no leito principal da Ribeira do Caldeirão Verde e atravessa por abruptas escarpas e montanhas, transportando a água que escorre das mais altas montanhas da ilha da Madeira, para o regadio dos terrenos agrícolas da freguesia do Faial. Esta levada constitui uma importante via no interior do vale profundo da Ribeira de São Jorge oferecendo ao caminhante uma e espectacular visão da orografia do interior da ilha e a possibilidade de passar por túneis escavados na rocha pelo Homem.

Ao longo do percurso são observadas espécies vegetais pertencentes à Floresta Laurissilva do Til e do Vinhático destacando-se o til (Ocotea foetens), o loureiro (Laurus novocanariensis), o folhado (Clethra arborea), o sanguinho (Rhamnus glandulosa), o perado (Ilex perado), leituga (Sonchus fruticosus), o aderno (Heberdenia excelsa), a corriola (Convolvulus massonii), sabugueiro (Sambucus lanceolata), piorno (Teline madeirensis), o isoplexis (Isoplexis sceptrum) e o alegra–campo (Semele androgyna). Para além destas espécies podem ser observadas com grande frequência as urzes das vassouras e molar (Erica platycodon subsp. maderincola e Erica arborea) e a uveira da serra (Vaccinium padifolium).

Neste percurso também podem ser observadas espécies de avifauna indígena destacando-se o tentilhão (Fringilla coelebs), o bisbis (Regulus ignicapillus madeirensis), o Pombo Trocaz (Columba trocaz trocaz), a Lavadeira (Motacilla cinerea schmitzi) e a manta (Buteo buteo harteti).

Ainda no início do percurso pode ser avistado um pequeno aglomerado populacional, trata-se da Achada do Marques, sítio contemplado com o estatuto de Paisagem Protegida caracterizado pelos tradicionais poios agrícolas e antigos palheiros de pedra.

Depois de passar pelos 4 túneis existentes ao longo do percurso, o Caldeirão Verde surge à esquerda da levada.
Para passar estes túneis, uns mais extensos do que outros, é necessário atenção pois o piso é escorregadio.
O lago do Caldeirão Verde é formado pela água que se projeta verticalmente do leito do Ribeiro do Caldeirão Verde a uma altura de aproximadamente 100m.
Depois de repousar um pouco e apreciar a paisagem natural envolvente e a espetacular cascata, é tempo de regressar percorrer o mesmo trilho até ao Parque Florestal das Queimadas.

 

Obs: Interdito o acesso à zona da lagoa do Caldeirão Verde 


 
Detalhe Distância: 8,7 Km (+ 8,7Km regresso) Dificuldade: Médio Duração: 5h30 horas Início/Fim: Parque Florestal das Queimadas / Caldeirão do Inferno Altitude min/máx: 1020 m / 877 m

Downloads

Apps
Madeira Weather
Madeira Weather App Store Google Play

Downloads

Brochuras e Mapas Mapa Madeira
Brochuras e Mapas Passeios a pé

Próximos Eventos

Turismo Ativo e Desporto
MIUT - Madeira Island Ultra Trail 20 novembro Santana Ver evento

Informação Importante

Por favor, leia esta informação informações e recomendações sobre os passos a ter antes de efectuar as caminhadas
Existência de túneis, leve lanterna.
O piso pode estar escorregadio, leve calçado antiderrapante.
Adicionar À sua viagem Download   Trail Brochure Download   Trail Map Voltar
Partilhar
Youtube Flicker RSS ISSUU
Madeira. Tão Tua World´s Leading Island Destination 2020 - WTA Award SRTC Região Autónoma da Madeira