Forte de S. José

  • Forte de S. José
  • Forte de S. José
  • Forte de S. José
  • Fotografias

Construído em meados do século XVIII, o Forte de São José é o local da primeira fortificação madeirense, na época do seu descobrimento.
O forte é ergue-se sobre a formação rochosa conhecida como ilhéu de São José, e foi provavelmente construído em meados do século XVIII.
Localizado num dos dois ilhéus do porto do Funchal, e reconhecido como o primeiro local de abrigo aos descobridores da ilha, em 1419, o Forte de São José foi designado como o primeiro Porto do Atlântico e o mais ocidental da Europa, com papel relevante na expansão marítima europeia. Esta infraestrutura serviu ainda de quartel-general aos invasores e, posteriormente, de cadeia, aquando da ocupação das tropas inglesas, entre os anos de 1801 e 1807.

A edificação era pouco valorizada enquanto património histórico, arquitetónico e cultural da Madeira e de Portugal, até recentemente, quando foi adquirido por um particular que vem buscando revitalizá-lo, sustentando ser este o local da primeira fortificação madeirense, à época do seu descobrimento.


 

Forte de S. José

Forte de S. José
Preço: Gratuito
Contatos
Estrada da Pontinha - Forte de S. José, 9000-726
Adicionar À sua viagem Voltar
Partilhar
Youtube Flicker RSS ISSUU
World´s Leading Island Destination 2018 - WTA Award Descubra Madeira Região Autónoma da Madeira SRTC