Festival do Atlântico


  • Festival do Atlântico
  • Fotografias
  • Localização

 

O Festival do Atlântico, evento que marca o início da época de Verão na Madeira, é um dos mais recentes eventos de animação turística, que se realizou pela primeira vez no mês de junho do ano 2002.
Este evento consiste de um diversificado conjunto de iniciativas culturais distribuídas ao longo do mês de Junho, sendo de realçar os espetáculos piromusicais, o Festival de Música da Madeira e a Semana Regional das Artes.

Sábados – 6, 13, 20 e 27 de Junho
Os espetáculos piromusicais decorrem nos quatro sábados consecutivos do mês de junho, pelas 22h30, no molhe exterior da Pontinha. Estes espetáculos maravilhosos e emocionantes, com duração aproximada de 20 minutos cada, conjugam fogo-de-artifício e música numa experiência única para visitantes e residentes.
Estes espetáculos colocam em competição empresas que disputam um troféu atribuído por votação do público, através da Internet e tômbolas colocadas em locais estratégicos da cidade do Funchal (Cais da cidade - dia do espetáculo, Dolcevita, Marina Shopping e Turismo).

Outras iniciativas que compõem o cartaz:
Semana Regional das Artes
Este é um evento da responsabilidade da Associação Regional de Educação Artística - AREArtística que pretende mostrar as aprendizagens e as competências artísticas de alunos da Madeira, adquiridas no decurso escolar, através de várias ações que decorrerão na baixa citadina, concretamente a Festa no Jardim; Encontro de Modalidades Artísticas; Exposição Regional de Expressão Plástica e ESCOLartes. O programa inclui diversas áreas artísticas ao nível do Canto, Expressão Dramática/Teatro, Instrumental, Cordofones Tradicionais Madeirenses e Dança, para além da Exposição Regional de Expressão Plástica, que inclui Concurso de pintura. Este evento, na sua terceira edição, proporciona a partilha de práticas e experiências artísticas de cerca de 4000 alunos das escolas do ensino básico e secundário, e a participação de diversos grupos da Educação Especial, estreitando laços entre as escolas e a comunidade, numa perspetiva de abertura da escola ao meio.

Festival de Música da Madeira
O Festival de Música da Madeira é um evento de prestígio que enriquece de forma marcante a oferta cultural desta Região Autónoma. Promovido pela Secretaria Regional da Cultura, Turismo e Transportes através da Direção Regional dos Assuntos Culturais, este Festival realiza-se no mês de junho, numa programação que vai ao encontro de vários públicos com a sua proposta de géneros, repertórios, estilos e intérpretes muito diversificados, e através dos quais se procura manter a qualidade que desde sempre tem pautado a realização deste acontecimento do nosso calendário cultural. Organizado há mais de trinta anos, o Festival de Música da Madeira é um evento de prestígio no domínio da música erudita. A pluralidade das suas propostas musicais permite a realização dos concertos em vários espaços nobres do nosso roteiro patrimonial como o Centro das Artes - Casa das Mudas, Teatro Municipal Baltazar Dias e Convento de Santa Clara, proporcionando assim uma fruição mais alargada àqueles públicos que buscam a singularidade da nossa oferta turístico-cultural. Da música sacra ao bailado contemporâneo, sem esquecer os repertórios para piano e violoncelo da spalla e a nova música tradicional da Madeira, o Festival de Música da Madeira afirma-se como o grande momento da agenda cultural do mês de Junho e que, ano após ano, vem atraindo cada vez mais público, entre residentes e visitantes.

Feira Regional do Pão
A Feira Regional do Pão é um evento organizado pelo Lions Clube do Funchal há mais de 20 anos e que habitualmente tem lugar no Largo da Restauração, com o objetivo angariar fundos para obras sociais do clube. Cada edição deste evento conta com animação por parte de grupos folclóricos, nas manhãs e tardes dos dias de feira e Serenata após o espetáculo pirotécnico.

Festas dos Santos Populares
As Festas dos Santos Populares são celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão, que era celebrada no dia 24 de junho. A Região Autónoma da Madeira não foge à regra, e um pouco por toda a Região o mês de junho é sinónimo de Festa em louvor aos três Santos Populares - Santo António, São João e São Pedro. Os altares de São João, que constituem uma festa baseada numa tradição do bairro , para além da gastronomia tradicional dos Santos Populares, apresentam um concurso público de Altares ao Santo inspirador. Realiza-se todos os anos na semana que integra o Dia de São João, geralmente na última semana de junho. Desenvolve-se nas Ruas da Figueira Preta, Travessa dos Reis, Rua da Conceição e Praça do Carmo.

Marchas Populares
As marchas são atrações que também marcam a tradição bairrista de homenagear os Santos Populares. Realizam-se por toda a ilha, muito especialmente nas localidades onde há uma grande devoção pelos santos homenageados.

Para mais informações consulte o site oficial Festival do Atlântico

Para mais informações consulte o Programa Festival do Atlântico


Data: 6 a 27 de junho










Programa Resumido

 

O Festival do Atlântico, evento que marca o início da época de Verão na Madeira, é um dos mais recentes eventos de animação turística, que se realizou pela primeira vez no mês de junho do ano 2002.

Festival do Atlântico

Festival do Atlântico

 

O Festival do Atlântico, evento que marca o início da época de Verão na Madeira, é um dos mais recentes eventos de animação turística, que se realizou pela primeira vez no mês de junho do ano 2002.
Visitar Website Oficial Adicionar À sua viagem Download do programa
Voltar atrás
Partilhar

Subscreva a nossa Newsletter

If you want to receive our news and useful informations, please subscribe our newsleter.
Subscrever

Virtual Visit Photos 360º

virtual.visitmadeira.pt
Visit Now >

Facebook Fan Page

Youtube Flicker RSS ISSUU
Award Madeira Islands SRT Região Madeira