Capela Penha de França

  • Capela Penha de França
  • Capela Penha de França
  • Fotografias
  • Localidades

Em 1622, António Dantas fez edificar a pequena capela de Nª Srª da Penha de França no sítio dos Ilhéus, que foi reconstruída em 1712 e ampliada pouco depois de 1880.
 

 

A capela de Nª Srª da Penha de França é um dos mais belos edifícios religiosos da região. A decoração do portão principal é de fino detalhe e a colocação do púlpito é num plano elevado junto ao arco triunfal. Os materiais que podem ser vistos na capela são cantaria mole e rígida, alvenaria de cantaria regional rebocada e estucada, madeira (carvalho entre outras), amarrações mistas de tirantes de madeira e ferro, talha dourada e pintada, pintura sobre tela e azulejos. Na nave central, vemos um coro alto apoiado nas paredes, com balustrada de madeira torneada assente sobre entablamento pintado.
O arco triunfal é de volta perfeita encimado por um frontão ondulado sobrepujado pelas armas reais. Na capela-mor, retábulo pintado com marmoreado e apontamentos de talha dourada, com tecto em abóbada de estuque pintado sobre cornija inferiormente pintada com panejamentos. 
 

Capela Penha de França

Capela Penha de França
Horário de Funcionamento:
Sábado: 18:30-19:30; Domingo: 11:30 - 12:30 - Serviço Religioso:

Contatos
Rua Penha de França, 9000-014
Visitar Website Oficial Adicionar À sua viagem Voltar
Partilhar
Youtube Flicker RSS ISSUU
Europes Leading Island Destination - WTA Award Madeira Islands SRETC Região Autónoma da Madeira