Festa do Vinho Madeira

  • Festa do Vinho Madeira
  • Festa do Vinho Madeira
  • Festa do Vinho Madeira
  • Fotografias
  • Localidades
  • Video

A Festa do Vinho é um dos cartazes turísticos do destino Madeira que presta tributo ao precioso néctar e à sua incontestável importância socioeconómica.

Por altura das vindimas, que acontece em finais de agosto e inícios de setembro), este evento procura recriar velhos hábitos da população madeirense associados aos seculares preceitos das lides vitícolas.
Os festejos deste evento que se realiza desde o fim dos anos setenta do século passado iniciam-se no Funchal e incluem a Semana Europeia de Folclore, decorações, exposições e quadros vivos alusivos ao vinho e suas lides e espetáculos diversos de música ligeira e tradicional.
A encerrar esta Festa realiza-se no Estreito de Câmara de Lobos a Festa das Vindimas.


Sábado 
Na manhã de Sábado as atenções viram-se para o Estreito de Câmara de Lobos, onde se realiza a Festa das Vindimas. Ali, numa quinta madeirense, acontece a vindima, seguida de cortejo etnográfico que conta com a participação de um vasto número de grupos de folclore e etnografia. Após o cortejo, é recriada a pisa das uvas, de participação livre, num lagar tradicional tudo envolto num ambiente de festa onde não faltam a animação musical e a gastronomia regionais a realizar entre os dias 26 de agosto e 9 de setembro.
 
Outras iniciativas que compõem o cartaz:
 
Semana Europeia de Folclore
A Semana Europeia de Folclore, iniciativa dinamizada pelo Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova, é um festival de folclore que tem por objetivo promover um convívio intercultural e dar a conhecer realidades etnográficas, e conta com a participação de grupos nacionais e estrangeiros.
 
Vindima ao Vivo
Na manhã de Sábado as atenções viram-se para o Estreito de Câmara de Lobos, onde se realiza a Festa das Vindimas. Ali, numa quinta madeirense, acontece a vindima, seguida de cortejo etnográfico que conta com a participação de um vasto número de grupos de folclore e etnografia. Após o cortejo é recriada a pisa das uvas, de participação livre, num lagar tradicional tudo envolto num ambiente de festa onde não faltam a animação musical e a gastronomia regionais.
 
Animação de rua
No Largo da Restauração existirá um espaço de carater etnográfico, que inclui exposições associadas à temática do Vinho e da Vinha e apresentação de Quadros Vivos, durante os quais serão reproduzidas atividades tradicionais da Madeira.
 
Na Placa Central para além da habitual atuação dos Grupos de Folclore, decorrerá um programa musical muito diversificado que inclui música ligeira, músicas do mundo, canto coral, jazz, música tradicional e música filarmónica. 
 
Nesta edição será integrado o teatro neste cartaz, com peças e sketches que, serão realizados em português e inglês cujos conteúdos serão alusivos às histórias do Vinho, lendas e tradições.
 
Este ano será também integrado um projeto denominado “Danças com História”, programa que, integrado nos 600 Anos, associa este cartaz a sítios e monumentos nacionais, concretamente ao Palácio de S. Lourenço, Fortaleza do Pico e Fortaleza de S. Tiago. 
 
Na Praça do Povo, será instalado o Madeira Wine lounge onde se recria  um ambiente mais cosmopolita e contemporâneo associado ao consumo do Vinho, através da realização de Jantares Temáticos que, se inspiram nos sabores e vinhos de cada concelho produtor. Também neste espaço decorrerão ambiente de animação musical diversa.
 
 
 

Próximos Eventos

Festivais temáticos
Festa das Vindimas - Blandy´s Funchal Ver evento

Festa do Vinho Madeira

Festa do Vinho Madeira
Preço: Gratis
Contatos Check the time tables
RODOESTE
Carreira de Autocarros - 3, 7, 96
Adicionar À sua viagem Voltar
Partilhar
Youtube Flicker RSS ISSUU
World´s Leading Island Destination 2017 - WTA Award Descubra Madeira Região Autónoma da Madeira SRTC