Festas de Natal e Fim do Ano

  • Festas de Natal e Fim do Ano
  • Fotografias
  • Localização
  • Video
É com a inauguração das iluminações decorativas nas ruas da baixa citadina do Funchal, durante o mês de dezembro, que se inicia o programa das Festas de Natal e de Fim-de-Ano. 

Estas festas culminam com o famoso espetáculo de fogo-de-artifício, reconhecido oficialmente pelo livro de recordes do Guinness em 2006, como o maior espetáculo do mundo.
Estas comemorações integram um rico e extenso programa de manifestações culturais, religiosas, etnográficas e artísticas que abrange todo o mês de dezembro e que termina com a celebração do Dia de Reis.

Descubra mais sobre o que esperar das Festas de Natal e Fim do Ano na Madeira:

Dia 23 de dezembro 
A Noite do Mercado realiza-se no dia 23 de dezembro, quando os madeirenses efetuam as últimas compras de Natal e é nesta azáfama que melhor se sente o espírito da "Festa", designação conferida pelo povo madeirense ao Natal. Os habitantes deslocam-se até ao Mercado dos Lavradores onde as ruas circundantes, que se encontram encerradas ao trânsito, são ocupadas por diversos postos de venda abertos durante toda a noite. Estes apresentam variados produtos regionais como flores, arbustos, frutas, legumes, doces, sandes de carne vinho-e-alhos e bebidas típicas, como a poncha.
Ao cair da noite decorre a maior atração do dia, um espetáculo de cânticos tradicionais de Natal onde os habitantes locais assumem o papel de verdadeiros artistas. Também a participação de bandas de música e ranchos folclóricos ajudam a manter o ambiente de festa e de muita animação até ao amanhecer.

Dia 28 de dezembro 
Organizado pela Associação de Atletismo da Madeira, a Volta à Cidade do Funchal é uma das mais antigas provas desportivas do género em Portugal e na Europa. Esta competição que tem vindo a atrair para a Região inúmeros atletas do panorama nacional e internacional, enche a capital madeirense de muita adrenalina e animação.

Dia 31 de dezembro 
O espetáculo de fogo-de-artifício tem uma duração de cerca de oito minutos e está distribuído por diversos postos de queima de fogo localizados no anfiteatro do Funchal, na orla marítima e baixa citadina, no mar e um posto na Ilha do Porto Santo.
Este espetáculo grandioso que é um dos mais importantes cartazes turísticos da Madeira, foi reconhecido internacionalmente, pelo Livro de Recordes do Guiness no ano de 2006, como "O maior espetáculo de fogo-de-artifício do Mundo".

Dia 5 de janeiro 
Na noite de 5 para 6 de janeiro cantam-se os Reis em casa dos vizinhos, e um pouco por toda a parte. É neste espirito que procura recriar a tradição popular dos cantares tradicionais madeirenses que se faziam neste dia, porta à porta, em diversas localidades da RAM que a Associação Cultural Encontros da Eira, grupo musical dedicado à revitalização da música de raiz tradicional madeirense, organiza e produz no auditório do Jardim Municipal do Funchal, o espetáculo musical "Cantar os Reis", marcando assim o encerramento das festividades de Fim de Ano.

Outras iniciativas que compõem o cartaz:

"Missas do Parto"
O Natal inicia-se com as "Missas do Parto" a partir do dia 16 de dezembro e terminam na véspera do Dia de Natal, com a missa do galo. As "Missas do Parto" -as novenas- são nove, no seu total e celebram-se de madrugada. Depois da missa, no adro da igreja os crentes reúnem-se para ouvirem os cânticos, acompanhados por grupos de cordas, acordeões e castanholas e onde não faltam os "despiques" a que se segue o "mata-bicho" com as aguardentes, licores, broas e bolos.
Em algumas freguesias da Madeira, como Câmara de Lobos e Camacha, mantém-se a tradição das bandas filarmónicas, acompanhadas por outros tocadores de instrumentos, como castanholas, bombos, braguinhas ou acordeões, irem de porta em porta, numa sinfonia alegre, despertar os habitantes e apressá-los para este ritual típico da nossa terra.



Visitar Website Oficial Adicionar À sua viagem Voltar atrás
Partilhar

Subscreva a nossa Newsletter

Se pretender receber as nossas notícias, queira subscrever a nossa newsletter.
Subscrever

Virtual Visit Photos 360º

virtual.visitmadeira.pt
Visit Now >

Facebook Fan Page

Youtube Flicker RSS ISSUU
Award Madeira Islands SRT Região Madeira