Festival Colombo

  • Festival Colombo
  • Fotografias
  • Localização
  • Video

O Festival Colombo assenta na recriação histórica da época em que este famoso mercador residiu na ilha do Porto Santo, relembrando as suas vivências no Arquipélago da Madeira. 
Decorre durante o mês de setembro, na cidade de Vila Baleira, e apresenta um conjunto de iniciativas que procuram relembrar a epopeia dos Descobrimentos Portugueses.
O evento inclui o desembarque de Colombo, um mercado quinhentista, no qual está presente a gastronomia, artesanato, arruadas, artes circenses, teatralizações e encenações de peripécias de paz e de guerra comuns na época, jogos de destreza, treino de armas, acrobacias e malabarismos, muita música e danças exóticas, garantindo uma animação permanente e um alvoroço constante por entre as várias figuras características da época.

Descubra mais sobre o que esperar do Festival Colombo no Porto Santo:

Quinta-feira 
Desembarque e Cortejo Histórico para a receção a Cristóvão Colombo:
Um dos pontos altos do certame é o desembarque de Colombo. Ao cair da noite, largas centenas de pessoas acorrem à praia para assistirem, no primeiro dia do Festival, ao desembarque. O espetáculo inicia-se com o emergir no horizonte de uma réplica de uma caravela Santa Maria de Colombo, trazendo a bordo o navegador genovês e a sua comitiva numa das suas visitas a Porto Santo. A nau fica ao largo e o desembarque faz-se com transbordo para pequenos barcos. Assim que o Almirante pisa o areal, prontamente se inicia a azáfama inerente à sua receção, que inclui diálogos, cortesias e oferendas ao capitão donatário, música, danças e teatralização de peripécias corriqueiras da época. Logo ali, juntam-se inúmeros elementos representativos das várias classes socias e do clero, para um cortejo de receção pelas principais ruas do burgo, com o fim de tornar pública a permanência de Colombo na ilha.

Outras iniciativas que compõem o cartaz:

Mercado Quinhentista
O mercado quinhentista não é mais do que a recriação do frenesim dos mercados da época. Para além das "cousas de mercar", inclui toda uma azáfama que passa pela gastronomia, pelejas entre mercadores e comerciantes, guarnição militar, julgamento de hereges e infratores, artes circenses, cenas teatrais e animação diversa e constante com arraiais populares e à desgarrada, música variada e danças europeias e orientais.


Com o apoio de:
- Câmara Municipal de Porto Santo
- Sociedades de Desenvolvimento da Madeira
- Direção Regional Administração Pública do Porto Santo
- APRAM
- Escola B+S Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco
- Hotel Porto Santo, Vila Baleira e Pestana Hotels & Resorts
- Porto Santo Line
 
Programa Resumido

18 a 20 de setembro

Festival Colombo

Festival Colombo
Preço: Gratuito
Contactos
Visitar Website Oficial Adicionar À sua viagem Download do programa Voltar atrás
Partilhar

Subscreva a nossa Newsletter

Se pretender receber as nossas notícias, queira subscrever a nossa newsletter.
Subscrever

Virtual Visit Photos 360º

virtual.visitmadeira.pt
Visit Now >

Facebook Fan Page

Youtube Flicker RSS ISSUU
Award Madeira Islands SRT Região Madeira