Festival Colombo

  • Festival Colombo
  • Festival Colombo
  • Fotografias
  • Localidades
  • Video


O Festival Colombo assenta na recriação histórica da época em que este famoso mercador residiu na ilha do Porto Santo, relembrando as suas vivências no Arquipélago da Madeira. Este festival emblemático realiza-se entre os dias 14 a 16 de setembro.

Decorre durante o mês de setembro, na cidade de Vila Baleira, e apresenta um conjunto de iniciativas que procuram relembrar a epopeia dos Descobrimentos Portugueses.
O evento inclui o desembarque de Colombo, um mercado quinhentista, no qual está presente a gastronomia, artesanato, arruadas, artes circenses, teatralizações e encenações de peripécias de paz e de guerra comuns na época, jogos de destreza, treino de armas, acrobacias e malabarismos, muita música e danças exóticas, garantindo uma animação permanente e um alvoroço constante por entre as várias figuras características da época.
Descubra mais sobre o que esperar do Festival Colombo no Porto Santo:

Quinta-feira 
Desembarque e Cortejo Histórico para a receção a Cristóvão Colombo:
Um dos pontos altos do certame é o desembarque de Colombo. Ao cair da noite, largas centenas de pessoas acorrem à praia para assistirem, no primeiro dia do Festival, ao desembarque. O espetáculo inicia-se com o emergir no horizonte de uma réplica de uma caravela Santa Maria de Colombo, trazendo a bordo o navegador genovês e a sua comitiva numa das suas visitas a Porto Santo. A nau fica ao largo e o desembarque faz-se com transbordo para pequenos barcos. Assim que o Almirante pisa o areal, prontamente se inicia a azáfama inerente à sua receção, que inclui diálogos, cortesias e oferendas ao capitão donatário, música, danças e teatralização de peripécias corriqueiras da época. Logo ali, juntam-se inúmeros elementos representativos das várias classes socias e do clero, para um cortejo de receção pelas principais ruas do burgo, com o fim de tornar pública a permanência de Colombo na ilha.

Outras iniciativas que compõem o cartaz:

Mercado Quinhentista
O mercado quinhentista não é mais do que a recriação do frenesim dos mercados da época. Para além das "cousas de mercar", inclui toda uma azáfama que passa pela gastronomia, pelejas entre mercadores e comerciantes, guarnição militar, julgamento de hereges e infratores, artes circenses, cenas teatrais e animação diversa e constante com arraiais populares e à desgarrada, música variada e danças europeias e orientais.
 

 

Festival Colombo

Festival Colombo
Preço: Gratuito
Contatos
Visitar Website Oficial Adicionar À sua viagem Voltar
Partilhar
Youtube Flicker RSS ISSUU
Europes Leading Island Destination - WTA Award Madeira Islands SRETC Região Autónoma da Madeira