Festival do Atlântico

  • Festival do Atlântico
  • Festival do Atlântico
  • Festival do Atlântico
  • Fotografias
  • Localidades
  • Video


O Festival do Atlântico, evento que marca o início da época de Verão na Madeira, é um dos mais recentes eventos de animação turística, a realizar de 3 a 24 de junho. 

Este evento consiste de um diversificado conjunto de iniciativas culturais distribuídas ao longo do mês de Junho, sendo de realçar os espetáculos piromusicais, o Festival raízes do Atlântico e a Semana Regional das Artes.

 


Sábados
Os espetáculos piromusicais decorrem nos quatro sábados consecutivos do mês de junho, pelas 22h30, no molhe exterior da Pontinha. Estes espetáculos maravilhosos e emocionantes, com duração aproximada de 20 minutos cada, conjugam fogo-de-artifício e música numa experiência única para visitantes e residentes.
Estes espetáculos colocam em competição empresas que disputam um troféu atribuído por votação do público, através da Internet e tômbolas colocadas em locais estratégicos da cidade do Funchal (Cais da cidade - dia do espetáculo, La Vie, Marina Shopping e Turismo).

 


Outras iniciativas que compõem o cartaz:

Feira Regional do Pão
A Feira Regional do Pão é um evento organizado pelo Lions Clube do Funchal há mais de 20 anos e que habitualmente tem lugar no Largo da Restauração, com o objetivo angariar fundos para obras sociais do clube. Cada edição deste evento conta com animação por parte de grupos folclóricos, nas manhãs e tardes dos dias de feira e Serenata após o espetáculo pirotécnico.

Festival Raízes do Atlântico
A edição de 2016 surge com novas surpresas um festival renovado em termos de imagem e programação mas também a nível de local, data, e conceito, evoluindo para uma fusão de géneros, sons e novas tendências musicais através de uma abordagem artística mais seleta e de qualidade, com destaque particular para a componente lusófona.
Este festival com duração de três dias, pretende-se chegar a um público-alvo exigente mas muito diversificado tendo como objetivos uma maior internacionalização e o reforço da oferta cultural da região.
Este espetáculo terá como palco principal os jardins da emblemática Quinta Magnólia, entre 9 e 11 de junho próximo um evento musical que reserva algumas surpresas, a primeira noite do festival será, dedicada à música nacional, a segunda noite aos novos sons, e tendências como a Black Music, Soul ou Funk e na terceira e última noite, destaque para a excelência da música lusófona. Entre os vários artistas cabeça de cartaz desta edição, destaque para nomes sonantes do panorama musical nomeadamente Elida Almeida (Cabo Verde), Lula Pena (Portugal), Petite Noir (África do Sul), a banda “Sons of Kemet “(Reino Unido), entre outros.

Semana Regional das Artes
Este é um evento da responsabilidade da Associação Regional de Educação Artística - AREArtística que pretende mostrar as aprendizagens e as competências artísticas de alunos da Madeira, adquiridas no decurso escolar, através de várias ações que decorrerão na baixa citadina, concretamente a Festa no Jardim; Encontro de Modalidades Artísticas; Exposição Regional de Expressão Plástica e ESCOLartes. O programa inclui diversas áreas artísticas ao nível do Canto, Expressão Dramática/Teatro, Instrumental, Cordofones Tradicionais Madeirenses e Dança, para além da Exposição Regional de Expressão Plástica, que inclui Concurso de pintura. Este evento, na sua terceira edição, proporciona a partilha de práticas e experiências artísticas de cerca de 4000 alunos das escolas do ensino básico e secundário, e a participação de diversos grupos da Educação Especial, estreitando laços entre as escolas e a comunidade, numa perspetiva de abertura da escola ao meio.

Festas dos Santos Populares
As Festas dos Santos Populares são celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão, que era celebrada no dia 24 de junho. A Região Autónoma da Madeira não foge à regra, e um pouco por toda a Região o mês de junho é sinónimo de Festa em louvor aos três Santos Populares - Santo António, São João e São Pedro. Os altares de São João, que constituem uma festa baseada numa tradição do bairro, para além da gastronomia tradicional dos Santos Populares, apresentam um concurso público de Altares ao Santo inspirador. Realiza-se todos os anos na semana que integra o Dia de São João, geralmente na última semana de junho. Desenvolve-se nas Ruas da Figueira Preta, Travessa dos Reis, Rua da Conceição e Praça do Carmo.

 

 

Festival do Atlântico

Festival do Atlântico
Preço: Gratuite
Contatos
Visitar Website Oficial Adicionar À sua viagem Voltar
Partilhar
Youtube Flicker RSS ISSUU
Europes Leading Island Destination - WTA Award Madeira Islands SRETC Região Autónoma da Madeira