Rotas da Madeira - Rota dos Vinhos da Madeira

Rota dos Vinhos da Madeira​

 

A Madeira foi descoberta em 1419 pelos Portugueses e, vinte e cinco anos depois, já se exportava vinho da ilha para vários locais na Europa. Por esta razão, há quase 600 anos que a qualidade dos vinhos da Madeira é reconhecida mundialmente. 

 

Da Diversidade nasce um vinho especial

 

Embora as vinhas nesta região possam parecer cultivadas em grandes parcelas, são na realidade várias parcelas, pequenos jardins que se unem numa paisagem única, cujo sistema de condução tradicional é a “latada” ou pérgula.

 

Curiosidades...Sabia que…?​

 

Sabia que todos os vinhos da Madeira, tranquilos ou fortificados, são certificados pelo Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM, I.P.-RAM) e que todos eles, sem exceção, são submetidos a um controlo físico-químico e sensorial através da Câmara de Provadores?

 

Fruto de muito saber, Técnica e Paixão​

 

No caso do vinho Madeira, um vinho fortificado, após a vindima e a pisa da uva, o mesmo é sujeito à fermentação, sendo esta parada com a adição de álcool vínico a 96%, conforme o enólogo pretenda que o vinho seja mais doce ou mais seco. 

 

Vinhos da Madeira e Gastronomia. Um casamento perfeito

 

 

A melhor forma de apreciar devidamente um vinho é a acompanhar comida. Mas também é a forma em que deve haver mais cuidado, principalmente na escolha do vinho para um certo prato, para que se consiga um equilíbrio entre aromas e paladares de um e de outro.

 

 

Eventos e programas temáticos

 

 

A Festa do Vinho é um dos cartazes turísticos do destino Madeira, levado a cabo pela Secretaria Regional do Turismo e Cultura, na qual é prestado tributo ao precioso néctar da Região, por altura das vindimas, habitualmente no final de agosto e início de setembro.

 

Youtube Flicker RSS ISSUU
World´s Leading Island Destination 2019 - WTA Award Descubra Madeira Região Autónoma da Madeira SRTC