Da diversidade nasce um vinho especial

A vinha na Madeira é plantada em pequenos socalcos, os quais tornam a sua mecanização praticamente impossível.
 
Embora as vinhas nesta região possam parecer cultivadas em grandes parcelas, são na realidade várias parcelas, pequenos jardins que se unem numa paisagem única, cujo sistema de condução tradicional é a “latada” ou pérgula.
 
As primeiras castas foram introduzidas na Madeira por ordem do Infante D. Henrique, poucos anos depois da descoberta da ilha. Sabe-se que mandou vir da ilha de Creta (Grécia), da região de Cândida, a casta Malvasia, daí também existir a Malvasia Cândida. No início do povoamento, pessoas vindas do Minho trouxeram também vinhas consigo e, obviamente, outras castas. Essas e outras castas, que foram chegando à ilha de várias origens, encontraram solos pobres e pouco férteis, de origem vulcânica, com elevado teor de acidez, adaptaram-se e começaram desde muito cedo a dar vinhos fantásticos, que eram exportados com grande sucesso. E que chegaram até aos nossos dias. Hoje os vinhos fortificados da Madeira são feitos a partir das castas Tinta Negra, Malvasia, Bual, Verdelho, Sercial, Terrantez e um pouco de Moscatel, as quais deram origem, também, à ligação com o grau de doçura destes vinhos.
 
Mas os viticultores da Madeira sempre fizeram vinho de mesa, para seu consumo, com essas e outras castas, mesmo tintas, que foram sendo plantadas ao longo dos séculos. Também na ilha do Porto Santo há grande tradição popular de vinhos, para consumo próprio ou local, a partir, principalmente, de duas castas brancas: Caracol e Listrão.
 
Por isso, não admira que na década de 90 do século passado tenham aparecido os primeiros vinhos tranquilos. Inicialmente, foram essencialmente brancos, sobretudo das castas Verdelho e Arnsburger, mas rapidamente se passou também a produzir de castas tintas, nomeadamente Touriga Nacional, Merlot, Cabernet Sauvignon, Aragonez e Tinta Negra. E mais castas foram plantadas, em várias zonas da ilha. 
Youtube Flicker RSS ISSUU
Descubra Madeira World´s Leading Island Destination 2019 - WTA Award SRTC Região Autónoma da Madeira