Eventos e programas temáticos

A Festa do Vinho é um dos cartazes turísticos do destino Madeira, levado a cabo pela Secretaria Regional do Turismo e Cultura, na qual é prestado tributo ao precioso néctar da Região, por altura das vindimas, habitualmente no final de agosto e início de setembro.
  

De salientar, a vindima ao vivo, no Estreito de Câmara de Lobos. Ali, numa quinta madeirense, vindima-se, pisam-se as uvas num lagar tradicional e assiste-se ao cortejo etnográfico, contando com a participação de alguns grupos de folclore e etnografia. Tudo isto envolto num ambiente de festa, durante a qual não faltam a animação musical e a gastronomia regionais.
  

Na Placa Central da Avenida Arriaga, no Funchal, para além da presença dos produtores de vinhos da Madeira, é possível degustar uma variedade de vinhos fortificados e tranquilos e assistir à atuação dos grupos de folclore. Pode ainda contar com um programa muito diversificado, que inclui música ligeira e do mundo, canto coral, jazz, música tradicional e filarmónica. 
 

O Madeira Wine Lounge, na Praça do Povo, no Funchal, é um lugar privilegiado para os visitantes desfrutarem de provas de vinho e gastronomia regional ao som das atuações de grupos musicais de géneros diversos. Este espaço único comporta três zonas específicas: uma dedicada ao vinho, com espaço de vendas e provas de vinho; outra destinada às atuações; e ainda uma área destinada à gastronomia.
 

Nos Jardins da Quinta Magnólia, o evento “Wine & Film Weekend” inclui não só a projeção de filmes temáticos sobre o vinho, como também um espaço lounge, onde se realizam provas de vinhos da Madeira, num ambiente que se pretende sempre alusivo à temática central da Festa do Vinho.
 

Nas Adegas Blandy existe um programa de festividades ligadas ao vinho, desde a vindima ao luar, jantares temáticos, workshops de iguarias regionais, cocktails com vinho Madeira, entre outras atividades, culminando no tradicional arraial madeirense.
 

A empresa Henriques & Henriques, em parceria com a Churrascaria O Lagar, no Estreito de Câmara de Lobos, também desenvolve atividades ligadas ao vinho naquele restaurante, onde se vindima e se pisam as uvas num lagar tradicional.
 

No hotel Quinta do Furão, em Santana, às sextas-feiras e sábados do mês de setembro, é oferecido um programa sobre a temática do vinho, durante o qual os participantes podem degustar o famoso Madeira on ice, almoçar junto ao lagar tradicional, seguindo-se a pisa das uvas, e terminar o dia com uma prova de vinho da Madeira.
 

Os hoteis do Grupo Porto Bay, no Funchal, proporciona aos seus hóspedes a oportunidade de participar em provas de vinho, workshops, visitas vinícolas, demonstrações e apresentações. Os hotéis são palco de jantares vínicos com sommeliers e chefes convidados que apresentam requintados menus de degustação, harmonizados por uma cuidada seleção de vinhos.
 

O hotel Quinta do Estreito Vintage House, no Estreito de Câmara de Lobos, oferece aos seus clientes atividades relacionadas com o vinho, tais como a tradicional pisa das uvas, o enchimento dos barris de vinho e ainda um almoço tradicional madeirense.
 

No Funchal, o hotel The Vine proporciona aos seus clientes a Festa dos Vinhos Madeirenses, um jantar temático alusivo ao vinho e com vinhos exclusivamente madeirenses.

 

O Castanheiro Boutique Hotel realiza, a cada dois meses, o Castanheiro Wine Dinners, eventos temáticos que prestam essencialmente homenagem aos vinhos com o objetivo de juntar um conjunto de pessoas com uma paixão comum: a comida e o vinho, enorme património regional e nacional que deve ser preservado.
 
Youtube Flicker RSS ISSUU
Madeira. Tão Tua World´s Leading Island Destination 2020 - WTA Award SRTC Região Autónoma da Madeira