Madeira, região de Vinhos de Montanha

É necessário prová-los uma e outra vez para os compreender e apreciar. E depois deixar-nos levar e usufruir de tudo aquilo que nos dão. São vinhos magníficos, elaborados a partir de castas introduzidas na região que se adaptaram muito bem aos solos e aos vários microclimas da ilha. São sempre produções pequenas, quando comparadas com outras regiões vitícolas, uma das poucas regiões do mundo que produz vinhos de montanha. 
 
A paisagem vitícola que se encontra na Região Autónoma da Madeira, espalhada pelas ilhas da Madeira e Porto Santo, conta com cerca de 500 hectares de vinha para a produção de vinho com Denominação de Origem “Madeira” (DO Madeira) e “Madeirense” (DO Madeirense), assim como vinho com Indicação Geográfica “Terras Madeirenses” (IG Terras Madeirenses), cujos socalcos ou terraços, contruídos pela mão humana, são sustentados por paredes de pedras, uma forma engenhosa de como os madeirenses tornaram possível o cultivo dos seus terrenos em zonas de declive bastante acentuado. Muitos destes socalcos fazem lembrar escadarias que vão desde o nível do mar até cotas mais elevadas, a 700 metros de altitude.
 
Conhecida mundialmente como um destino turístico por excelência, a ilha da Madeira é também reconhecida pela notoriedade do vinho da Madeira.
Youtube Flicker RSS ISSUU
Madeira. Tão Tua World´s Leading Island Destination 2020 - WTA Award SRTC Região Autónoma da Madeira