Os Vinhos da Madeira exigem sempre um serviço à altura

É muito importante que os vinhos da Madeira, tranquilos ou fortificados, sejam servidos de forma adequada e segundo as recomendações dos produtores, para que possamos tirar deles todo o seu potencial, quer em termos aromáticos, quer em termos gustativos.
 
Os vinhos devem estar armazenados em boas condições, em locais apropriados. As garrafas devem ser abertas á vista do cliente e o vinho deve ser dado a provar para que o cliente o aprove antes de ser servido.
 
Se o espaço tiver o serviço de um escanção, deverá ser este a fazer esta prova inicial para verificar as boas condições do vinho.
 
Os vinhos, sejam brancos, rosés ou tintos, sejam tranquilos, espumantes ou fortificados, devem ser servidos em copos adequados e recomendados para cada tipo de vinho. Uma das coisas mais importantes é a temperatura de serviço dos vinhos. Não devem estar frios de mais nem a temperaturas elevadas, pois, num caso e noutro, os vinhos perdem as suas caraterísticas. Estes pormenores são bastante importantes e devem ser referidos aos responsáveis de sala, caso isso não aconteça. 
 
No caso específico do vinho da Madeira, é um vinho com uma longevidade imensa e que, devido à sua acidez, deve ser armazenado na vertical, num local escuro, seco e fresco, com uma temperatura constante ideal entre 12 e 14 graus Celsius.
 
O vinho da Madeira beneficia do processo de decantação, especialmente os vinhos mais velhos, podendo a mesma ser superior a 4 horas. Um vinho da Madeira, após aberta a garrafa, não se deteriora com o oxigénio, pelo que a sua longevidade pode variar de 6 meses a um ano, ou até mais.
 
A temperatura de serviço é muito importante, devendo ser servidos, de uma forma geral, os vinhos de 3 anos a temperaturas entre 12 e 14 graus Celsius, os de 5 e 10 anos a temperaturas entre 14 e 16 graus, devendo os vinhos a partir dos 15 anos, frasqueiras e colheitas, ser servidos entre 14-16 graus Celsius.
Youtube Flicker RSS ISSUU
Madeira. Tão Tua World´s Leading Island Destination 2020 - WTA Award SRTC Região Autónoma da Madeira