Vinhos Madeira. São únicos, mas não são todos iguais

O vinho da Madeira é um vinho fortificado, apresentando um teor alcoólico entre 17 e 22% vol., produzido na Região Demarcada da Madeira. 
Podemos encontrar várias designações no vinho da Madeira: os vinhos de lote, sem indicação de idade, para os vinhos que tenham um envelhecimento mínimo de 3 anos; ou com indicação de idade, podem ser de 5, 10, 15, 20, 30, 40, 50 e mais de 50 anos de idade.
 
Outras menções tradicionais são Frasqueira ou Garrafeira para vinhos que indiquem o ano de colheita e casta recomendada, produzidos pelo processo de canteiro e envelhecimento contínuo mínimo de 20 anos em madeira. Já os Colheita devem indicar o ano da colheita, como o próprio nome indica, e serem envelhecidos continuamente em madeira pelo menos durante 5 anos.
 
A menção Canteiro é para os vinhos que, após a fortificação, são submetidos a um estágio em madeira por um mínimo de 2 anos. 
 
Outras menções são Reserva (Velho), Reserva Velha (Reserva Especial ou Muito Velho) e Reserva Extra, cujos padrões estejam em conformidade com as idades de 5, 10 e 15 anos, respetivamente.
 
Existem ainda outras classificações, como Selecionado, Selected, Choice ou Finest, quando os vinhos apresentam qualidade destacada para a idade em causa; e o Fino ou Fine para os vinhos da Madeira com o perfeito equilíbrio da sua acidez e aromas de evolução em madeira.
 
Rainwater é uma designação aplicada aos vinhos que apresentam uma cor entre o pálido e o dourado, associando-se, ou não, a indicação de idade máxima de 10 anos.
 
Hoje em dia, com menos expressão no mercado, podemos encontrar o vinho da Madeira com a menção Solera, reservada para os vinhos produzidos em canteiro, cujo vinho base é de uma só colheita e casta recomendada, com um envelhecimento mínimo de 5 anos em madeira. Este é um vinho de lote.
 
Outros tipos de vinho Madeira, de acordo com o grau de doçura, são os Extra-Seco, Seco, Meio Seco, Meio Doce e Doce.
Youtube Flicker RSS ISSUU
Descubra Madeira World´s Leading Island Destination 2019 - WTA Award SRTC Região Autónoma da Madeira