Exposição "Viagem pelas tapeçarias da Madeira"

Exposição
Englobado na Festa da Flor, a Bordal vai realizar uma exposição intitulada “Viagem pelas tapeçarias da Madeira”.
Esta exposição estará patente ao público entre os dias 2 e 26 de maio no espaço Infoart da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, e abrirá as portas quando da inauguração oficial das festas da Flor, no dia 2 de maio.  
 
A Tapeçaria da Madeira é, hoje, uma arte em extinção. A Bordal – Bordados da Madeira  apresenta ao público as obras de arte que guarda e preserva, bem como a história desta arte. Acima de tudo procuramos dar a conhecer este património cultural, em especial aos madeirenses, por fazer parte da nossa história, e para que este conhecimento não desapareça.  
 
A nossa missão tem sido proteger e divulgar o Bordado da Madeira. Hoje, estendemos esta missão à Tapeçaria da Madeira, para que esta arte não fique esquecida.
 
A presente exposição de Tapeçaria da Madeira está dividida em duas zonas. A primeira zona recria o ambiente de museu e proporciona uma viagem pelas telas, em tapeçaria, de pintores famosos. Na segunda zona, estará exposta a ‘fábrica’ de tapeçaria com os seus teares, móveis com lãs, peças únicas e originais com as suas maquetes e ensaios.
 
As peças mais significativas, e a parte de produção e história, irão estar em exposição em vários pontos da ilha, como o teleférico da Madeira numa primeira fase e, posteriormente, alguns hotéis da região nossos parceiros. 
Após este road show criaremos um ponto histórico na nossa fábrica, e colocaremos a Tapeçaria da Madeira, lado a lado com o seu Roteiro Histórico do Bordado Madeira. 
Temos uma coleção de milhares de originais de Tapeçarias da Madeira, incluindo modelos e peças históricas que fazem parte de algumas das fases do seu fabrico. 
Parte das peças de coleção serão comercializadas através das nossas lojas físicas e na nossa loja online.
 
A Bordal foi fundada em 1962. Atualmente, somos um dos principais fabricantes e exportadores do famoso Bordado da Madeira. A nossa missão é continuar a preservar e divulgar a cultura e tradição madeirenses.
 
 
Voltar
Partilhar
Youtube Flicker RSS ISSUU
Madeira. Tão Tua World´s Leading Island Destination 2020 - WTA Award SRTC Região Autónoma da Madeira