Festas de Natal e Fim do Ano

  • Festas de Natal e Fim do Ano
  • Festas de Natal e Fim do Ano
  • Fotografias
  • Localidades
  • Video

É com a inauguração das iluminações decorativas nas ruas da baixa citadina do Funchal, durante o mês de dezembro, que se inicia o programa das Festas de Natal e de Fim de Ano da Madeira.

Estas festas culminam com o famoso espetáculo de fogo-de-artifício, reconhecido oficialmente pelo livro de recordes do Guinness em 2006, como o maior espetáculo do mundo.
Estas comemorações integram um rico e extenso programa de manifestações culturais, religiosas, etnográficas e artísticas que abrange todo o mês de dezembro e que termina no dia 9 de janeiro.


Descubra mais sobre o que esperar das Festas de Natal e Fim do Ano na Madeira, a decorrer entre os dias 1 de dezembro 2022 a 8 de janeiro 2023.

 

Outras iniciativas que compõem o cartaz:

 

Espetáculos de Luz e Som 
Em diversas artérias da cidade, o deslumbre de espetáculos de cor e luz, com a temática natalícia, tomam conta de diversas ruas, alternando entre túneis e bailados, que trazem mais alegria e emoção a esta época.
 
Atuações diversas - Placa Central da Avenida Arriaga
Desde o dia 1 de dezembro de 2022 até ao dia 9 de janeiro de 2023, a baixa do Funchal enche-se de luz, cor e melodia. Durante este período, na Placa Central da Avenida Arriaga há atuações diárias de vários grupos que animam este espaço com bandas filarmónicas, grupos de folclore e concertos.
 
Mercadinho de Natal – Placa Central Avenida Arriaga 
Composto por várias casinhas com decoração natalícia, no Mercadinho de Natal pode encontrar os mais diversos produtos regionais como a gastronomia regional caraterística da época natalícia, as plantas, as frutas, o vinho Madeira e o mel de cana e seus derivados. 
 
Aldeia Etnográfica - Largo da Restauração
Instalada no Largo da Restauração, a Aldeia Etnográfica representa ao vivo várias tradições, artesanato, gastronomia, folclore e dois presépios tradicionais, promovendo a cultura madeirense.
O presépio tradicional madeirense, localizado no exterior, reproduzirá a nossa paisagem humanizada e natural, com a sua vegetação, socalcos, vales, "corgos", casinhas e palheiros, e o presépio de escadinha com os elementos característicos (menino, arquinho fruta, searas, brindeiro, entre outros).
 
Presépio de Natal 
Doze figuras em fibra, estão integradas numa cenografia com cariz tradicional. Os objetos decorativos, os tecidos e as flores, são predominantemente em branco e dourado. O presépio agrega muitas árvores e uma grande panóplia de flores e plantas de produção regional que servirão de cenário e onde consta uma casinha com quatro águas, feita em madeira e esteiras, local onde é representado o nascimento do Menino Jesus.
 
Pavilhão do Bordado Madeira e Artesanato Regional
Exposição da responsabilidade do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM). Um espaço onde se poderá ver e adquirir Bordado e Artesanato Regional, em dias específicos. Poderá ainda, degustar iguarias de natal com Vinho Madeira.
 
 
Espetáculo Pirotécnico de Passagem de Ano - Funchal | Porto Santo - 31 de dezembro (00h00) 
O espetáculo de fogo-de-artifício para a passagem do ano, com a duração de cerca de oito minutos, está distribuído por 59 postos de queima de fogo localizados no anfiteatro do Funchal (27 postos), entre o Cais 8 e a Praia Almirante Reis (25 postos), no mar (5 postos) e Ilha do Porto Santo (2 postos).
Este espetáculo grandioso, com efeitos pirotécnicos que conciliam o mais moderno design, apresentará efeitos nunca vistos na passagem de ano na Região. 
Foi, no ano de 2006, reconhecido internacionalmente, pelo Livro de Recordes do Guiness, como “O maior espetáculo de fogo-de-artifício do Mundo”.
O Espetáculo Pirotécnico de Passagem de Ano será, também, transmitido em direto na RTP-Madeira, em live streaming e nas redes sociais. O efeito sonoro será complementado pela transmissão via Rádio.
 
Cantar dos Reis - Jardim Municipal -  5 janeiro (21h00) 
A Chegada dos Reis Magos comemora-se no dia 6 de com o famoso Bolo-Rei que traz no seu interior uma fava e um brinde. Diz a tradição que a quem, por sorte, calhar a fatia que contém a fava terá de comprar o bolo no ano seguinte e a quem calhar o brinde terá de comprar as bebidas.
No auditório do Jardim Municipal, no dia 5 de janeiro pelas 21 horas, cantam-se os Reis num concerto aberto ao público que reaviva esta tradição madeirense.
 

Próximos Eventos

Festas Populares / Arraiais
Missas do Parto 16 a 24 de dezembro Ver evento
Música e Dança
Cantar os Reis 5 de janeiro Funchal Ver evento

Festas de Natal e Fim do Ano

Festas de Natal e Fim do Ano
Preço: Gratuito
Contactos
+351 291 211 900
Visitar Website Oficial Adicionar À sua viagem Voltar
Partilhar
Youtube Flicker RSS ISSUU
Madeira. Tão Tua World´s Leading Island Destination 2020 - WTA Award SRTC Região Autónoma da Madeira